"Com a corrupção, todos nós pagamos o preço", diz Representante do UNODC no Dia Internacional contra a Corrupção

Mesa de autoridades na abertura do evento

Brasília, 9 de dezembro de 2013 - A Controladoria-Geral da União (CGU) e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) comemoraram o Dia Internacional contra a Corrupção na manhã de hoje em Brasília. Durante o evento foram realizadas diversas premiações e homenagens, além do lançamento de um novo selo postal dos Correios para marcar a data.

Diversas autoridades compuseram a mesa de abertura do evento. Entre eles, o Representante do Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil, Rafael Franzini; o Ministro de Estado Chefe da CGU, Jorge Hage Sobrinho; o Ministro de Estado da Educação, Aloisio Mercadante e o Ministro de Estado do Turismo, Gastão Vieira.

Hage fez uma retrospectiva dos dez anos de existência da CGU, em que destacou a parceria com o Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil e a importância da Convenção da ONU contra a Corrupção (UNCAC). "Dez anos é um bom marco para fazer um balanço da luta contra a corrupção ao lado do UNODC e da Convenção da ONU, que está completando também seus primeiros dez anos", disse ele.

Franzini destacou a importância da data em discurso na abertura do evento. "Combater a corrupção é uma preocupação global, porque este é um crime que atinge tanto países ricos quanto países pobres. Mas ela também prejudica as pessoas de maneira desproporcional, causando maior dano justamente aos mais vulneráveis. Todo mundo pode ser uma vítima da corrupção; com ela, todos nós pagamos o preço."

A parceria entre o UNODC e a Controladoria-Geral da União existe desde 2005, quando foi realizado o IV Fórum Global de Combate à Corrupção, em Brasília. Em 2008, o UNODC concedeu um prêmio ao Portal da Transparência, iniciativa da CGU que divulga os gastos públicos do governo federal. Atualmente, o Portal é o maior site do mundo a exibir dados, em bases diárias, sobre as despesas de um governo nacional.

Prêmio UNODC

Luiz Navarro agradece o prêmio dado pelo UNODC

O prêmio UNODC desse ano foi concedido ao ex-Secretário Executivo da CGU, Luiz Navarro, que trabalhou durante dez anos no órgão, exercendo também outros cargos como Secretário de Prevenção da Corrupção e Corregedor-Geral. Navarro é membro do Conselho Consultivo Superior da Academia Internacional Anticorrupção, além de ser é um dos formuladores do Projeto de Lei 6826/10 (Lei Anticorrupção), em tramitação no Congresso.

Muito emocionado, Navarro agradeceu aos colegas da CGU após receber o prêmio das mãos de Franzini: "A única forma como poderia receber este prêmio é de forma coletiva, porque tenho absoluta convicção de que o premiado aqui não sou eu, mas a Controladoria Geral da União", disse ele.

Além da premiação do UNODC, a CGU premiou seis iniciativas de órgãos e entidades do Poder Executivo Federal no 1° Concurso de Boas Práticas da Controladoria. Já a Associação Nacional dos Auditores Federais de Controle Interno entregou uma placa ao ex-ministro da CGU, Waldir Pires, em reconhecimento ao trabalho realizado por ele à frente do órgão.

Também compuseram a mesa de abertura do evento o Ministro Chefe da Advocacia-Geral da União, Luis Inácio Lucena Adams; o Procurador-Geral da República, Rodrigo Janot Monteiro de Barros e o deputado federal Antonio Carlos Mendes Thame.

Informações relacionadas:

www.anticorruptionday.org

Materiais da campanha contra a corrupção

Mensagem do Secretário Geral da ONU sobre o Dia Internacional contra a Corrupção (em espanholinglês)

Mensagem do Diretor Executivo do UNODC sobre o Dia Internacional contra a Corrupção (em  português, inglês e  espanhol)

Fichas informativas:

Corrupção e Desenvolvimento (em  portuguêsinglês e  espanhol)

Corrupção e Meio Ambiente (em  portuguêsinglês e  espanhol)

Convenção da ONU contra a Corrupção (em  portuguêsinglês e  espanhol)

Todas as notícias