Agentes do Programa Jovem de Expressão encerram ciclo de atividades de 2013

Brasília, 17 de janeiro de 2014 - Agentes e parceiros do programa Jovem de Expressão se reuniram na última sexta-feira para fazer um balanço das atividades realizadas no ano passado. Na ocasião, quatro dos seis agentes de expressão, jovens moradores de Ceilândia e Sobradinho II que desenvolvem as oficinas e ações do programa, apresentaram os resultados obtidos ao longo do ano e receberam certificados de participação.

Ao final do encontro, houve consenso entre os participantes sobre os êxitos do programa em 2013. "A participação no Jovem de Expressão abriu portas para estudo e trabalho entre os agentes. Fechamos o ano com três deles se formando e um entrando na faculdade", afirmou a assistente do programa do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Marina Marques.

Thabata Lorena, uma das agentes, destacou o trabalho frente ao Mães Meninas, grupo em que jovens mães podem conversar sobre suas experiências além de aprender atividades empreendedoras, como costura. Já Wesley Paiva desenvolveu oficinas de skate e, mais recentemente, criou a marca Ápice Skate, que se prepara para entrar no mercado com camisetas e produtos para a prática do esporte.

Algumas ações do programa em 2013 merecem destaque. A primeira delas é o intercâmbio Brasil-Cabo Verde, que trouxe oito adolescentes do país africano em outubro para conhecer o programa no Distrito Federal. Em novembro foi realizado o evento Diálogos da Juventude, que reuniu cerca de 160 pessoas nas cidades de Sobradinho II e Ceilândia para debater temas como saúde, sexualidade e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis (DST) e HIV.

Criado em 2007, o programa Jovem de Expressão tem o objetivo de reduzir a vulnerabilidade dos jovens à violência, à Aids e às DST, além de apoiar o empreendedorismo. Ele é realizado pelo Grupo Caixa Seguros em parceria com o UNODC, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO no Brasil) e a Rede Urbana de Ações Socioculturais (R.U.A.S.).

Todas as notícias