Comitê da Campanha Coração Azul é lançado em Pernambuco

Ipojuca, 25 de março de 2014 - O primeiro Comitê da Campanha Coração Azul no Estado de Pernambuco foi lançado na última quarta-feira, dia 19, no município de Ipojuca.

Cerca de 360 pessoas, entre elas representantes de órgãos governamentais, cidadãos e membros da sociedade civil organizada prestigiaram o lançamento, que apresentou discussões sobre a realidade do tráfico de pessoas no país, além de estratégias de enfrentamento, prevenção e difusão das informações sobre o crime.

Participaram do evento a Secretária Especial da Mulher em Ipojuca, Dora Pires; a primeira-dama do município, Simone Santana; a Coordenadora da Campanha Coração Azul do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) no Brasil, Carina Rabelo; e a Diretora do Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação da Secretaria Nacional de Justiça, Fernanda dos Anjos.

Segundo dados da Secretaria de Defesa Social do Governo do Estado de Pernambuco, o município de Ipojuca, onde se localiza a praia turística de Porto de Galinhas, representa um foco de casos de tráfico de mulheres e crianças no estado.

A campanha Coração Azul do UNODC é realizada no Brasil em parceria com o Ministério da Justiça para prevenir e combater o tráfico de pessoas, tanto interno quanto transnacional. Durante o evento, foi apresentado o histórico da implementação da campanha no Brasil desde seu lançamento em maio de 2013.

O público presente recebeu broches com o símbolo da campanha, o Coração Azul. Além disso, todos foram convidados a curtir a página do Coração Azul no Facebook, colaborar com o plantão de denúncias através do Disque 100 ou Ligue 180, e aderir à campanha nacional, alertando vizinhos, amigos e parentes na mobilização social contra o tráfico de pessoas.

Para debater o tráfico de mulheres e o turismo sexual na região, participaram do evento a Coordenadora do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas do Governo Estadual, Jeanne Aguiar; o Assessor de Comunicação da Polícia Federal em Pernambuco, Giovane Santoro; a representante do Departamento da Polícia da Criança e do Adolescente, Gizele Pereira; e a Comandante do Batalhão da Polícia Rodoviária, Erika Melcop. A cerimônia de criação do Comitê contou ainda com a assinatura do decreto de criação da Ouvidoria da Mulher no município de Ipojuca.  

Informações relacionadas:

Facebook da Campanha Coração Azul

Twitter da Campanha Coração Azul

Materiais da Campanha Coração Azul 

Todas as histórias