UNODC participa do I Congresso Internacional de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas (PREVINE 2014)

Brasília, 28 de novembro de 2014 - "O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime no Brasil é um importante parceiro e tem realizado um trabalho de extrema importância em nosso País nas áreas de saúde, tráfico de pessoas, corrupção, drogas, crime organizado e lavagem de dinheiro", afirmou o Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça, Vitore Maximiano durante a abertura do I Congresso Internacional de Prevenção dos Problemas Relacionados ao Uso de Drogas (PREVINE) que contou com a participação de cerca de 700 pessoas.

O congresso reuniu gestores públicos, especialistas, acadêmicos e sociedade civil em Brasília, entre os dias 27 e 28 de novembro, com o objetivo de ser um espaço de compartilhamento de conhecimento e boas práticas sobre políticas sociais universais, intervenções seletivas para famílias, escolas e comunidades em situação de risco, regulação das drogas legais e o combate ao estigma em campanhas de informação. Além disso, o congresso também promoveu o debate de como a ciência social e as ciências da saúde brasileiras podem responder ao desafio de pensar a prevenção no atual contexto social e cultural do Brasil.

Durante a abertura, o Representante do Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil, Rafael Franzini, destacou os avanços importantes do Brasil no tratamento do usuário de drogas do ponto de vista da saúde e refletiu sobre a importância desse congresso para a formulação de políticas de prevenção de drogas. "Eventos como este são fundamentais para a formulação de políticas eficazes de prevenção de drogas", afirmou o Franzini. Além disso, o Representante aproveitou a ocasião para lançar a versão em português da publicação do UNODC intitulada: "Diretrizes Internacionais sobre a Prevenção do Uso de Drogas".

Também participaram da sessão de abertura o Secretário Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça, Vitore Maximiano, o Coordenador Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde, Roberto Tykanori e a Professora/Doutora da Universidade Federal de Santa Catarina, Roseli Zen Cerny.

Mesa de abertura do Primeiro Previne Plateia do auditório do Primeiro Previne
Mesa de abertura do Primeiro Previne  Plateia do auditório do Primeiro Previne  

O Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, que também esteve presente na sessão de abertura, destacou a importância de um trabalho conjunto de ações sociais, de segurança pública e de saúde para prevenir o uso problemático de drogas lícitas e ilícitas. "O Estado tem o dever de agir no plano da prevenção e para isso precisamos vencer os preconceitos, compartilhar experiências de boas práticas e impulsionar pesquisas nessa área", afirmou o Ministro.                                                           

A Oficial de Programa de Saúde do UNODC, Nara Santos participou como mediadora da sessão intitulada "Prevenção: da ciência à realidade brasileira". A mesa foi composta pelo Sr. Gregor Burkhart, do Observatório Europeu de Droga e Toxicodependência, que discutiu a efetividade das estratégias de prevenção, baseado em dados da publicação do UNODC lançada no evento. Também compuseram a mesa a Sra. Daniela Ribeiro Schneider, da Universidade Federal de Santa Catarina, que abordou a influência do contexto social e cultural na prevenção. Epela Sra. Ana Cecília Petta Roselli Marques, da Universidade Federal de São Paulo e Associação Brasileira de Estudo do Álcool e outras Drogas, que apresentou uma experiência de prevenção ambiental em um município de São Paulo.

No final do primeiro dia ocorreu o lançamento da Sociedade Brasileira de Prevenção, uma iniciativa das universidades envolvidas no processo de adaptação e avaliação das metodologias de prevenção no contexto familiar e nas escolas, no âmbito da parceria entre Ministério da Saúde, Ministério da Justiça e UNODC, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de São Paulo e Universidade de Brasília. O UNODC participará do comitê executivo da Sociedade.

A manhã do segundo dia do evento foi marcada por duas mesas que discutiram ações de prevenção em contexto familiar e escolar, em que foram apresentadas metodologias do UNODC que tem sido aplicadas em diferentes cidades do país por meio de uma parceria entre o Ministério da Saúde, Universidades e Secretarias Estaduais e Municipais, são elas Jogo Elos - Construindo Coletivos, #tamojunto e Fortalecendo Famílias.

A metodologia Jogo Elos - Construindo Coletivos é uma estratégia para a produção de uma interação harmônica e cooperativa entre os educandos e com os educadores. Está centrada em alguns elementos básicos e necessários para o desenvolvimento da autonomia dos educandos, sendo esta autonomia um pressuposto para a construção de coletivos. A metodologia é destinada a educando da 1º a 5º série do ensino fundamental e oportuniza o desenvolvimento de habilidades sociais, como autoconhecimento, autocontrole, autonomia, empatia, escuta, oralidade e tolerância.

O programa #tamojunto é uma ferramenta que trabalha os conceitos de influências sociais e o desenvolvimento de habilidades de vida associadas à prevenção do uso de drogas. O programa é baseado no Modelo de Influência Social Global - cuja proposta de trabalho ancora-se em três eixos: desenvolvimento de habilidades de vida, elucidação do papel das crenças normativas, e pensamento crítico frente as informações a respeito do tema. A metodologia enfatiza o caráter interativo, ou seja, estimula a troca constante de experiências entre os educandos, por meio do estilo de vida dos adolescentes e suas crenças. O programa é voltado para educandos da 7º série e 8º ano do ensino fundamental.

Finalmente, a terceira metodologia Fortalecendo Famílias é uma proposta de intervenção junto a famílias que tem por objetivo reduzir os fatores de risco ao uso e abuso de substâncias por adolescentes. Atua na construção e no fortalecimento dos vínculos familiares, entendidos como fatores de proteção contra o uso e abuso e álcool, tabaco e outras drogas. O público alvo são famílias (pais e responsáveis) com filhos adolescentes entre 10 e 14 anos.

O congresso foi organizado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas do Ministério da Justiça, pela Coordenação Nacional de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas do Ministério da Saúde e pela Universidade Federal de Santa Catarina, com o apoio do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e contou com a participação de aproximadamente 700 pessoas.

Todas as notícias