Delegação paraguaia participa de curso de gestão de medidas e políticas anticorrupção no Panamá

Assunção, 18 de Novembro de 2014 - Uma delegação composta por 14 representantes do Paraguai, incluindo funcionários e funcionárias de órgãos estatais das unidades de transparência e anticorrupção e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) no Paraguai, estará  na cidade de Panamá (Panamá), entre os dias 18 e 21 de novembro, para participar do curso Gestão de Medidas e Políticas Anticorrupção: um enfoque preventivo, o qual estará a cargo do especialista internacional  em temas de anticorrupção, Dr. Frédéric Boehm.

A atividade ocorrerá na Academia Regional Anticorrupção para a América Central e o Caribe (ARAC) e tem como objetivo fortalecer as capacidades técnicas dos servidores públicos para o desenvolvimento de suas atividades e o cumprimento das metas propostas no contexto da promoção e implantação de políticas e medidas para prevenir a corrupção, melhorar o controle de mecanismos e promover a  transparência.

Entre os temas a serem abordados ao longo da atividade, destacam-se a apresentação de um panorama histórico sobre o combate à corrupção, o desenvolvimento de conceitos centrais vinculados à temática e uma metodologia de anticorrupção setorial, assim como os mecanismos de diagnóstico de corrupção, lógica e ferramentas, entre outros.

Os representantes são, pela Procuradoria Geral da República, Gustavo Ramón Sánchez; pela Auditoria Geral do Poder Executivo, Juan José Baiardi; pelo Ministério do Interior (MI), María de los Ángeles Arriola; pelo Ministério da Fazenda (MH), María del Carmen Benítez; pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE), Miguel Ángel Romero; pela Secretaria Nacional Anticorrupção (Senac), María Gabriela Mariño, Víctor Cáceres y Ariel Ojeda; pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), Gustavo Alfredo Insfrán; pela Secretaria da Função Pública (SFP),Rodney Cano; pela Secretaria de Informação e Comunicação (Sicom), Laura Belén Rolón; pela Industria Nacional do Cimento (INC), Juan José Machuca; e, pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) Paraguai, Norberto Gamarra.

O Dr. Frédéric Boehm é economista especialista do U4 Anti-Corruption Resource Centre e especialista associado do Centro Regional de Serviço para a América Latina e Caribe, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), na Área de Governabilidade Democrática. A Academia Regional Anticorrupção para América Central e Caribe foi criada com a finalidade de promover e desenvolver a capacidade dos setores público, privado e sociedade civil dos Estados em temas de prevenção e combate à corrupção, como prover assistência técnica no assunto.

Este curso está sendo organizado e financiado pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) Paraguai no âmbito da execução do Programa Nacional Integrado "Fortalecimento do Estado de Direito, da Segurança e da Justiça no Paraguai", que se realiza por meio de parcerias com instituições estatais desde 2011.

Todas as notícias