UNODC e Ministério da Justiça promovem Curso de Formação sobre Tráfico de Pessoas

Brasília, 10 de novembro de 2014 - Entre os dias 3 e 7 de novembro, foi realizado em Brasília o Curso de Formação sobre Tráfico de Pessoas, promovido pela Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC). O curso foi voltado para profissionais do Sistema de Justiça e Segurança Pública, com o objetivo de capacitar e preparar esses profissionais para lidar com casos de tráfico de pessoas, proteger e apoiar as vítimas e cooperar de forma eficaz entre si.

Outro objetivo do curso é oferecer a formação necessária para que os participantes tornem-se multiplicadores de informação, com foco em áreas essenciais como a fase investigativa e do processo penal. O cuidado com as vítimas é um ponto crucial em casos de tráfico de pessoas, já que muitas vezes podem ser tratadas e julgadas como criminosos, causando-lhes ainda mais traumas e danos emocionais.

O curso abrangeu uma vasta gama de profissionais com distintos perfis, que, muitas vezes trabalham no mesmo caso em diferentes funções. A troca de informações, tanto nacional como internacionalmente, é fundamental em casos de tráfico de pessoas pela natureza itinerante do crime. A formação destacou a cooperação internacional e apresentou as diferentes formas e recursos a serem utilizados ao interagir com diferentes países e jurisdições.

Entre os especialistas que ministraram o curso estão profissionais em criminologia, psicologia, representantes do Ministério da Justiça, da secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e do Ministério do Trabalho e Emprego, procuradores, representantes da sociedade civil e profissionais internacionais na área de investigação.

O encerramento do curso ficou por conta de Paulo Abrão, Secretário Nacional de Justiça do Ministério da Justiça, e Rafael Franzini, Representante do Escritório de Ligação e Parceria do UNODC no Brasil. Segundo Paulo Abrão, a Secretaria Nacional de Justiça sabe o quanto é necessário aprofundar o tema do tráfico de pessoas e quão importante é este tipo de formação para o combate a este crime. "Este é o ápice de um processo que vem sendo feito e culmina neste curso, que pretende estabelecer contatos recíprocos para ajudar nas investigações. Sem a articulação de diversos organismos é impossível enfrentar este crime.", conta Abrão.

Para Rafael Franzini, os operadores de justiça são um ponto chave no tratamento às vítimas. Por isso, destaca a importância da realização de cursos como este: "para a vítima, a Justiça é uma rede de salvação, sendo, muitas vezes, a única saída confiável para elas. Por isso, é tão importante a visão deste curso com foco na vítima e, mais ainda, que se replique esta informação para os operadores de todo o País."

Rafael Franzini e Paulo Abrão

Participantes do curso

 

 

Todas as notícias