Mensagem do Diretor Executivo do UNODC Yuri Fedotov no Dia Internacional Anticorrupção 

Yuri Fedotov 

Viena, 9 de dezembro de 2014 - "A corrupção atinge a salas de reuniões, governos, a aplicação da lei, educação, serviços de saúde e aos esportes, entre outras áreas.

Nenhum país, região ou campo de atuação escapa do poder de atração deste crime. A corrupção faz com que os preços aumentem, que a credibilidade dos negócios seja corroída, desvia fundos públicos e enfraquece a equidade e justiça em todas as sociedades.

Mas sua influência extrapola fronteiras. Antes considerada como o preço para se fazer negócios, a corrupção é hoje um preço destrutivo, pago por milhões de cidadãos, especialmente os mais pobres.

Isso pode ser observado em extensões de florestas desaparecidas, salas de aula perdidas, hospitais inexistentes e estradas ainda por construir. A corrupção, atualmente, representa um freio no ritmo contínuo do desenvolvimento sustentável e da construção de instituições eficazes.

Também muito significativo é o fato de que a corrupção lubrifica as engrenagens de outros crimes nocivos, incluindo o tráfico de drogas, pessoas, animais, madeiras e armas.

Diante destes desafios, nossa resistência global contra a corrupção depende da ratificação e implementação da  Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (UNCAC, na sigla em inglês) por parte dos países, assim como o envolvimento destas nações nos mecanismos de controle.

Esta ferramenta essencial, fundada na confiança mútua entre países trabalhando lado a lado, demonstrou ser uma experiência transformadora para os países participantes, com resultados tangíveis. Os mesmos abarcam desde processos de reforma substancial até o fortalecimento de instituições de combate à corrupção em todo o mundo.

Mas outros grupos também têm um papel importante que favorece este processo. Negócios e consórcios empresariais devem levantar a voz e, ao fazer isso, mostrar que a marca de sua empresa atua baseada em boas práticas, condutas éticas e regras de contratação sólidas.

A sociedade civil também deve trabalhar para garantir que a corrupção seja combatida. Este trabalho é crucial e o UNODC trabalhará muito próximo à sociedade civil no futuro.

No próximo ano, a Sexta Conferência dos Estados-membros da UNCAC será realizada em São Petersburgo. Esta conferência traz a oportunidade de fortalecer ainda mais as ações globais contra a corrupção e mandar a mensagem de que este crime não terá mais lugar em nosso mundo.

Neste  Dia Internacional contra a Corrupção, celebro os enormes esforços contra a corrupção empreendidos pelos governos, agências das Nações Unidas, pelos setores público e privado, pela sociedade civil, pela academia e pelos meios de comunicação.

Manifesto o compromisso do UNODC em continuar trabalhando com seus parceiros para ajudar na eliminação da corrupção, apoiando o amplo trabalho das Nações Unidas para a proteção e promoção do desenvolvimento sustentável". 

Todas as histórias