UNODC Paraguai renova convenio de implementação do Programa Global para o Controle de Containers

Ato de assinatura do acordo

Assunção, 19 de janeiro de 2015 - Na última sexta-feira, 16 de janeiro, a Direção Nacional de Alfândegas (DNA), a Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), a Polícia Nacional e o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) Paraguai assinaram a renovação por mais três anos do Convênio de Cooperação para a implementação do Programa Global para o Controle de Containers, impulsionado pelo UNODC e pela Organização Mundial de Alfândegas (OMA).

Na ocasião, Nelson Valiente, Diretor da DNA, destacou a importância do Programa para a realização das tarefas de prevenção, controle e intervenção no combate aos crimes transnacionais por parte das instituições envolvidas. Também indicou que, em 2014, foi apreendido um grande volume de cocaína e pasta base, fato que confirma a efetividade da aplicação das ações.

José Manuel Martínez, Assessor Senior do UNODC Paraguai, ressaltou que o PGCC permite estabelecer modelos de trabalho e modalidades de atuação ajustados à realidade de cada país, propiciando o fortalecimento das instituições e capacidades nacionais para dar resposta a estes problemas, aproveitando também a experiência internacional. Neste sentido, destacou a participação ativa do Paraguai nesta rede.

Também estiveram presentes no evento a Viceministra da Senad Nancy Delvalle e o Comandante Delegado Principal, da Polícia Nacional, Francisco Pastor Alvarenga.

Vale ressaltar que o Programa Global para o Controle de Containers (PGCC), que é executado no Paraguai desde 2011, tem o objetivo de fomentar ações para a inspeção e detecção de mercadorias ilícitas transportadas internacionalmente por meio de containers. Por isso, sua aplicação facilitar o combate a crimes como o tráfico de drogas e armas, o contrabando, falsificação de marcas, entre outros. Atualmente, o programa é aplicado em 19 países.

Todas as notícias