Tratamento, Cuidados e Reabilitação

O Coronavírus 2019 (Covid-19) é uma doença respiratória causada pela Síndrome

Respiratória Aguda Grave do Coronavírus 2 (SRA-CoV-2). A doença é caracterizada por uma infecção respiratória com sintomas que vão desde um leve resfriado comum/tipo gripe a problemas de saúde mais graves. Os sintomas normalmente incluem febre, tosse, dor de garganta e falta de ar. As dores musculares e o cansaço também têm sido descritos. Embora em geral os sintomas da Covid-19 sejam moderados e a maioria das pessoas se recupere rapidamente, eles podem evoluir para um quadro muito grave entre certos grupos de pessoas, incluindo os idosos e pessoas com sistemas imunológicos comprometidos ou condições subjacentes. 

Garantir o acesso contínuo aos cuidados em saúde durante uma pandemia, incluindo serviços para as pessoas que usam drogas e tratamento para transtornos associados ao uso de drogas, é fundamental não só para proteger a saúde das populações, mas também para a segurança e estabilidade. 

A pessoas com transtornos associados ao uso de drogas são frequentemente acompanhadas por agravos em saúde, tais como HIV/Aids, hepatites B e/ou C, tuberculose, doenças pulmonares ou cardiovasculares, acidente vascular cerebral, câncer e lesões e traumas, entre outros. Além disso, muitas podem ter o sistema imunológico comprometido e, uma vez estigmatizadas e, essas pessoas têm acesso limitado a recursos básicos. Por todas essas razões, este é um dos grupos de maior risco de desenvolver a Covid-19. 

Portanto, é importante garantir a continuidade do acesso adequado aos serviços sociais e de saúde para as pessoas que usam drogas e com transtornos relacionados ao uso de drogas, conforme descrito nas Normas Internacionais para o Tratamento de Transtornos relacionados ao Uso de Drogas (UNODC/OMS, 2020), bem como tratamento psicossocial e tratamento farmacológico em contextos diversos. 

As ações do UNODC andam lado-a-lado aos compromissos de não deixar ninguém para trás na Agenda 2030. Assim, sugere-se que os Estados-membros e os sistemas e serviços de tratamento, cuidado e reabilitação desenvolvam planos que garantam:

  • acesso contínuo aos serviços;
  • segurança da equipe e dos pacientes nos serviços;
  • limpeza e a higiene das instalações dos serviços;
  • promoção da informação e dos meios para que as pessoas possam se proteger em todas as ocasiões possíveis;
  • continuidade dos serviços de baixa exigência;
  • continuidade da terapia farmacológica;
  • continuidade da atenção psicossocial;
  • apoio às pessoas sem-teto, incluindo pessoas com transtornos relacionados ao uso de drogas.

Em nenhuma circunstância deve ser negado a qualquer pessoa o acesso aos cuidados de saúde com base no fato de que ela usa drogas!

Para informações mais detalhadas, acesse o documento na íntegra pelo link