Ceilândia: 41 anos de história, tradição e modernidade!

por Dayana Correia e Jessica Ferreira

27 de março de 2012 - Comidas, músicas, poesias e danças. História, tradição e modernidade. Fundada em 1971, Ceilândia completa em 27 de março, 41 anos. Com 398.374 habitantes, numa área total de 230,30 km², Ceilândia é atualmente a cidade mais populosa do Distrito Federal.

Reconhecida por ser o abrigo dos nordestinos no DF, a cidade tem como caratecterísticas principais os elementos típicos desta cultura. Exemplo disso é a Feira Central, denominada Casa do Cantador - Fonte: Fábio Guedes - http://noticiasdefato.wordpress.com/2008/11/28/casa-do-cantador-ganha-blog-de-divulgacao/como recanto dos nordestinos. Nela são oferecidas desde vestimentas até comidas típicas do nordeste.

Especial, Ceilândia é a única cidade do DF que conta com um monumento arquitetônico de Oscar Niemeyer, além do Plano Piloto. A Casa do Cantador, um dos grandes orgulhos da cidade, é considerada como o Palácio da Poesia e da Literatura de Cordel. Ali, no refugio modernista é possível apreciar diversas manifestações populares nordestinas como apresentações de repente e embolada, exposições de histórias de Cordel, shows e festas típicas que acabam se incorporando à rotina ceilandense.

Blog - Caixas SegurosMas Ceilândia não respira apenas ares nordestinos. Considerada uma grande "favela", até se tornar uma Região Administrativa do DF, em 1989, Ceilândia é jovem, multicultural e palco para a força de expressão da cultura Hip Hop, típica das periferias. Por toda a cidade é possível observar as manifestações representadas nas inúmeras paredes grafitadas, nas esquinas onde se houve o som das músicas de Rap e nos próprios cidadãos que incorporam a expressividade da cultura local.

Surgimento da Cidade

Foto: GDF / DivulgaçãoA cidade foi criada como forma de afastar a população das "favelas" localizadas no berço do Planalto Central para lugares mais afastados do centro. A sigla CEI, que significa Campanha de Erradicação de Invasões, junto à palavra "lândia" que significa cidade, formaram o nome da cidade satélite do Distrito Federal. Até 1989, Ceilândia era considerada uma grande "favela" da cidade de Taguatinga. A partir daquele ano, Ceilândia passou a ser a IX Região Administrativa do Distrito Federal.

Hoje, Ceilândia já conta com diversos bairros: Ceilândia Centro, Ceilândia Norte, Ceilândia Sul, Guariroba, P Sul, P Norte, Setor O, Expansão do Setor O, QNQ e QNR, Setor de Indústria , Setor de Materiais de Construção e Área de Desenvolvimento Econômico Centro-Norte,  Pôr do Sol, Sol Nascente, Condomínio Privê e Incra composto pelo núcleo rural e de entorno.

Mais notícias