Jovem de Expressão faz sessão fechada para lançar o filme Paraísos Artificiais em Brasília

por Dayana Correia e Jessica Ferreira

26 de abril de 2012 - Depois do estrondoso sucesso de "Tropa de Elite 2", a Zazen Produções lança "Paraísos Artificiais" que narra uma comovente história de amor em pleno boom da música eletrônica no Brasil, tomando como pano de fundo as intensas celebrações ravers.

No papel mais ousado da carreira, Nathalia Dill encarna sua primeira protagonista no cinema - a delicada Érica, uma bem-sucedida DJ internacional. Os promissores atores Luca Bianchi - na pele do vivaz Nando - e Lívia de Bueno - que interpreta a destemida Lara - também protagonizam a trama.

Em um enorme festival de arte e cultura alternativa com ares de Woodstock e trilha sonora de música eletrônica, os três vivem experiências sensoriais intensas que trazem enormes consequências para o resto de suas vidas.

Marcos Prado não fez concessões ao abordar temáticas delicadas, como o consumo de drogas sintéticas e o envolvimento de jovens no tráfico internacional de entorpecentes. Em busca de argumentos reais para desenvolver a ficção, Marcos entrevistou policiais e traficantes, visitou raves e festivais em diferentes países, e submeteu os protagonistas a um exaustivo processo de preparação, comandado pela experiente Fátima Toledo. "O filme não é moralista nem faz apologia", adverte o diretor, fiel também às suas convicções ao filmar cenas de amor autênticas e corajosas.

Rodado em Amsterdã, no Rio de Janeiro e na idílica Praia do Paiva, em Pernambuco, "Paraísos Artificiais" apresenta cenários grandiosos, construídos para receber cerca de seis mil figurantes - 1,5 mil em apenas uma das cenas. Foram reproduzidas grandes festas do Brasil e da Europa. A superprodução contou com o trabalho de alguns dos melhores profissionais do país - muitos egressos da equipe técnica de "Tropa de Elite", como Lula Carvalho (diretor de fotografia e câmera), Claudia Kopke (figurinista) e Cláudio Amaral Peixoto (diretor de arte).

O filme evidencia a importância de informar melhor os diversos setores da sociedade sobre os efeitos e os riscos das drogas no contexto da cultura juvenil, incluindo as vulnerabilidades a doenças sexualmente transmissíveis, os efeitos da superdosagem e do uso concomitante de drogas lícitas ou ilícitas.

O programa Jovem de Expressão apoiou a produção e divulgação de Paraísos Artificias por acreditar que o filme pode se tornar um importante veículo de informação sobre a existência de drogas sintéticas largamente consumidas, mas pouco conhecidas, favorecendo um diálogo franco e direto entre pais e filhos, o contexto de uso - festas rave - e o tráfico da Europa para o Brasil. Afinal, nada como o diálogo bem informado para a promoção do autocuidado e de comportamentos, atitudes e práticas saudáveis entre jovens, família e comunidade.

A sessão fechada para o Jovem de Expressão será realizada no dia 03 de maio, às 19h00, no Pier 21.Depois da exibição do filme, será realizado um debate com o diretor, atores do filme, representante do UNODC e o Jovem de Expressão.

Garanta seu lugar! Entre em contato com o seu núcleo do Jovem de Expressão em Ceilândia, na Praça do Cidadão, Qnm 18/20, telefones 3372-0957/3324-0299; ou em Sobradinho II,  na AR09, Conjunto 05 Lote 24/48, em frente ao Caic, telefone 3485-3912.

Mais notícias