Mês de junho é dedicado à conscientização sobre o abuso de drogas e o tráfico de ilícitos

logo da Campanha Global sobre Drogas

por Dayana Correia e Jessica Ferreira

15 de junho de 2012 - Estima-se que todo ano 210 milhões de pessoas usem drogas ilícitas no mundo, das quais quase 200.000 morrem anualmente. O uso e o tráfico de drogas constituem ameaças não somente para a saúde, mas também para a estabilidade global e o desenvolvimento socioeconômico.

Com vistas a conscientizar a população global sobre o tema, todos os anos, em 26 de junho é comemorado o Dia Internacional contra o Abuso de Drogas e o Tráfico de Ilícitos - dois graves problemas para a sociedade em geral e para os jovens, em particular.

Para lembrar a data no Brasil, o UNODC realiza no mês de junho uma série de atividades no âmbito do programa Jovem de Expressão, uma inciativa do Grupo Caixa Seguros, em parceria com a CUFA-DF, o Grupo Cultural Azulim, o UNODC e a UNESCO. A programação tem como objetivo conhecer melhor e debater a temática das drogas e os riscos associados ao seu uso, numa perspectiva da cultura jovem.

Espaço Renato RussoAs atividades começam no dia 22 de junho com uma sessão do filme Paraísos Artificiais (produzido pela Zazen Produções e divulgado nos cinemas brasileiros no mês passado). A atividade será realizada no Espaço Renato Russo, 508 Sul, em Brasília, a partir das 15 horas. O tema abordado pelo filme será aprofundado em debate com representantes de organizações da sociedade civil que trabalham no contexto de uso de drogas sintéticas na Bahia, no Ceará e em São Paulo. O DJ Oblongui também paticipará do debate para falar sobre o cenário das festas de música eletrônica em Brasília. O debate será seguido por apresentações de break e de grafites dos participantes do programa Jovem de Expressão.

Já no dia 26 de junho, o representante regional do UNODC, Bo Mathiasen, apresentará, em coletiva de imprensa, o Relatório Mundial sobre Drogas de 2012 que aborda as tendências do uso e do tráfico de drogas no mundo.

As atividades terminam no dia 30 de junho com um evento '2 em 1' na Ceilândia Norte. O Sabadão Cultural e o Ação Jovem em comemoração ao Dia Internacional contra o Abuso de Drogas e Tráfico de Ilícitos contarão com oficinas e apresentações culturais, esportivas e de arte, como alternativas saudáveis para os jovens nas horas de lazer. Ao longo do dia, também serão realizadas rodas de conversa sobre drogas, doenças sexualmente transmissíveis e saúde.

O programa Jovem de Expressão está presente nas cidades de Ceilândia e Sobradinho II e tem como objetivo promover a saúde de jovens entre 19 e 29 anos de idade, promovendo ações de empoderamento e de prevenção à violência, ao crime, ao uso de drogas e ao HIV/aids e outras.

Campanha Global

Mundialmente, o UNODC lidera a campanha de conscientização sobre o abuso de drogas " Ação Mundial por Comunidades Saudáveis Sem Drogas". O objetivo da campanha é mobilizar o apoio e inspirar a população a atuar de forma integrada na construção de uma resposta ao problema das drogas. O foco da campanha é a promoção de atitudes saudáveis nas comunidades como uma alternativa ao uso de drogas. Como parte desse esforço, uma série de materiais educativos sobre os tipos de drogas, seus efeitos e riscos, e informações direcionadas para adolescentes, país e professores está disponível nos mais diversos idiomas.

Para saber mais, entre no site da Campanha Global (em inglês)

Mais notícias