Programa de Oportunidades e Direitos - POD

Centro da Juventude Alvorada - Foto: Divulgação POD

O QUE É O POD?

O Programa de Oportunidades e Direitos foi criado para oferecer mais qualidade de vida aos jovens do Rio Grande do Sul e garantir dignidade e desenvolvimento para muitas famílias. Com foco no crescimento pessoal e profissional dos participantes, além do fortalecimento da segurança e da modernização da estrutura e do sistema socioeducativo, o POD é uma ferramenta de desenvolvimento.

QUAL É O OBJETIVO DO PROGRAMA?

O POD quer trazer mais cidadania aos nossos jovens, garantindo seus direitos, promovendo o seu desenvolvimento e criando oportunidades para que tenham mais dignidade e estabilidade. O resultado do programa será uma juventude mais preparada para o mercado de trabalho, comunidades fortalecidas, com mais segurança, redução da criminalidade e da reincidência e maior desenvolvimento socioeconômico em nosso Estado.

Centro da Juventude Lomba do Pinheiro - Foto: Divulgação POD

COMO É A ATUAÇÃO DO POD?

Com investimentos em educação, esporte, cultura, empreendedorismo, segurança pública e atendimento socioeducativo, o POD atua como uma política pública pioneira e completa para criar oportunidades aos jovens e melhorar a qualidade de vida das comunidades. Nos 6 Centros da Juventude, a meta é atender anualmente 3.600 jovens entre 15 e 24 anos, oferecendo qualificação profissional e atividades de lazer. Nas comunidades atendidas, a implantação do policiamento comunitário promove a aproximação dos policiais com moradores, dando mais segurança aos espaços de convivência. Para os jovens que cumprem medida socioeducativa e seus familiares, além de garantir um atendimento moderno e qualificado, o Programa promove a reintegração social e um futuro com mais oportunidades.