Drogas: informações adicionais

Dados estatísticos sobre drogas

Os dados e estatísticas globais mais recentes sobre a produção, o tráfico e o consumo de drogas são analisados no Relatório Mundial sobre Drogas, publicado pelo UNODC em junho de cada ano.

Brasil

Brasil

Para o contexto específico do Brasil, os dados oficiais sobre drogas são disponibilizados pelo Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas (OBID), órgão ligado à Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD), da Presidência da República. No site do OBID, clicando na aba PESQUISAS E ESTATÍSTICAS, é possível acessar dados sobre os diferentes estados e regiões brasileiras, por tipo de droga e também com recortes por grupos específicos (idade, gênero, escolaridade etc.).

ArgentinaArgentina

Os dados sobre consumos de drogas na Argentina são disponibilizados pelo Observatório Argentino de Drogas, mantido pela Secretaria de Programação para a Drogadição e a Luta contra o Narcotráfico, órgão da Presidência da Nação.

ChileChile

No Chile, as estatísticas sobre o consumo de drogas são fornecidas pelo Observatório Chileno de Drogas no site do Serviço Nacional para Prevenção e Reabilitação de Drogas e Álcool (SENDA), ligado ao Ministério do Interior e Segurança Pública, que apresenta estudos, informações sobre os efeitos à saúde e políticas públicas de prevenção.

UruguayUruguai

Os dados sobre consumo de drogas no Uruguai estão a cargo da Junta Nacional de Drogas, ligado à Presidência da República.

Links

Links em português

CEBRID - Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas

SENAD - Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas

Links em espanhol

CICAD - Comisión Interamericana para el Control del Abuso de Drogas

SENDA - Servicio Nacional para la Prevención y Rehabilitación del Consumo de Drogas y Alcohol (Chile)

JIFE - Junta Internacional de Fiscalización de Estupefacientes

Junta Nacional de Drogas (Uruguay)

Observatorio Argentino de Drogas (Argentina)

SEDRONAR - Secretaría de Programación para la Prevención de la Drogadición y la Lucha contra el Narcotráfico (Argentina)

SENAD - Secretaría Nacional Antidrogas (Paraguay)

Links em inglês

CICAD - Inter-American Drug Abuse Control Commission

INCB - International Narcotics Control Board

NIDA - National Institute on Drug Abuse