Associação Baiana de Apoio à Prevenção, Terapia, Estudos e Pesquisas do Abuso de Drogas (ABAPEQ) - Projeto "Tô ligado, tô de boa"

Salvador, BA - Por meio de oficinas pedagógicas, o projeto visa à formação de jovens da comunidade do Centro Antigo de Salvador para atuarem como agentes promotores de saúde nesse território, a fim de incentivar práticas de autocuidado e a descoberta de potencialidades que podem converter-se em fatores de proteção ao uso abusivo de drogas.

Considerada um dos mais importantes polos turísticos da Bahia, essa região também é conhecida pela forte presença de uma população em situação de vulnerabilidade social por conta da pobreza, da exploração sexual e do uso abusivo de álcool e outras drogas. O projeto prevê intervenções em áreas mais sensíveis do Centro, com ações culturais e de redução de danos.

Site da ABAPEQ

Centro de Convivência É de Lei - Projeto "Cultura, Juventude e Redução de Danos"

São Paulo, SP - Este projeto e as ações que o compõem têm como objetivo empoderar adolescentes e jovens usuários de drogas de diferentes contextos e em vulnerabilidade social como agentes promotores de saúde, abordando a prevenção do uso de álcool e outras drogas numa perspectiva de redução de danos e direitos humanos.

O projeto tem formações trimestrais sobre redução de danos com jovens interessados em atuar como redutores, módulos de formação-ação voltados para jovens de núcleos sócio educativos, oficinas culturais semanais e rodas de discussão. Com o treinamento, os jovens atuam em diversos contextos - no próprio centro de convivência, em festas, na "cracolândia" e em territórios apropriados por jovens de núcleos sócio educativos.

Site do Centro de Convivência É de Lei

Escola Estadual Professor José Elno Ferreira de Souza - Projeto "A vida vale mais - previna-se e livre-se das drogas"

Guajará, AM - O projeto pretende fomentar a sensibilização e o envolvimento de professores, família e comunidade escolar para a abordagem do tema da prevenção das drogas, bem como facilitar às famílias a conversação com os adolescentes e os jovens, em especial sobre a questão das drogas.

Através de eventos realizados na escola, o projeto visa mobilizar a opinião pública e envolver a comunidade local, utilizando campanhas de alerta, cursos, oficinas e atividades laborais. Atividades práticas e teóricas na exploração do tema transversal "Educação Antidrogas" devem ser incluídas no currículo escolar.

Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (Fapeu) - Projeto "Programa de prevenção escolar ao uso abusivo de crack, álcool e outras drogas planejamento, implementação e avaliação"

Florianópolis, SC - A fim de reduzir os níveis de vulnerabilidade ao uso abusivo de crack, álcool e outras drogas dos estudantes de escolas públicas vinculadas à Prefeitura Municipal de Florianópolis, um programa de prevenção escolar foi implementado em quatro escolas, com mais duas como grupo controle.

O objetivo é desenvolver entre os alunos habilidades de vida e recursos pessoais necessários para manejar situações de contato com o álcool/drogas. Com isso, favorece-se a construção junto aos alunos e familiares de atitudes e valores de promoção da saúde e de desenvolvimento de projetos de vida estabelecidos com autonomia e que ajudem na construção de atitudes resilientes.

Site da Fapeu

Grupo Trama de Teatro - Projeto "Jovens em Trama"

Contagem, MG - O objetivo principal do projeto é potencializar junto aos jovens dos territórios selecionados, em conjunto com as comunidades e irmandades afro-brasileiras presentes nestas regiões, ações de prevenção à violência, de prevenção ao uso e abuso de drogas e de incentivo à resolução pacífica de conflitos. Para tanto, a prática teatral foi escolhida como estratégia de valorização da cultura negra e de expressão artística.

Os integrantes do grupo Trama atuam na perspectiva da prevenção como multiplicadores e mediadores sociais junto a jovens em situação de vulnerabilidade e violência, , além de contribuir com outras ações culturais já desenvolvidas nos territórios, ampliando seu foco de ação.

Site do Grupo Trama de Teatro

Instituto Papai - Projeto "Homens Jovens Multiplicadores: ação para a promoção da saúde e prevenção da violência"

Recife, PE - O projeto pretende promover um maior envolvimento dos adolescentes e jovens, especialmente homens, com questões e serviços de saúde com vistas a diminuir a vulnerabilidade desta população a situações de violência e uso abusivo de álcool e outras drogas.

Um grupo formado por Homens Jovens Multiplicadores deve ser habilitado para atuar realizando ações de educação de pares e atividades de arte-educação sobre violência, drogas e saúde. Há também atividades de sensibilização de adolescentes e jovens sobre formas não violentas de resolver conflitos, redução de danos e equidade de gênero.

Site do Instituto Papai