Como o UNODC realiza estimativas sobre o cultivo e a produção de ópio?

Photo: UNODC22 de Junho de 2009 - O cultivo de plantas ilícitas está frequentemente associado à insegurança, à insurgência e à falta de opções alternativas de subsistência. É importante que os governos e a comunidade internacional saibam onde a papoula é cultivada e a quantidade de ópio e heroína produzida, para que possam compreender e atacar o problema.

O UNODC presta apoio aos governos do Afeganistão, de Mianmar e do Laos em seus esforços para estimar a área de produção de papoula em seus respectivos territórios a cada ano. No Afeganistão e em Mianmar, são geralmente utilizadas imagens de satélite de alta resolução. As plantas de papoula, assim como outras culturas, refletem a luz do sol de uma forma específica.

Informações importantes são também fornecidas pelos geômetras em terra, que mapeiam pequenas áreas da região coberta pela imagem e identificam onde cada safra é plantada. As fases de crescimento de cada cultura e sua localização exata são documentadas usando aparelhos de fotografia e de Global Positioning System (GPS). Essas informações funcionam como modelo de interpretação para as imagens. A segunda imagem obtida após a colheita do ópio pode ajudar a resolver qualquer incerteza que possa restar. Os fazendeiros do Afeganistão, por exemplo, lavram os campos de papoula após a colheita, mas deixam os campos de trigo para a pastagem do gado no restolho; os campos de papoula recém lavrados apresentam claramente nas imagens um tom mais escuro.

Centenas de imagens de satélite são tiradas a cada ano em diferentes áreas dos três países. Essa amostra de imagens pode ser combinada com entrevistas, as quais, se bem elaboradas, possibilitam aos analistas entender as preferências da população como um todo, mesmo que apenas uma parcela da população seja entrevistada. Do mesmo modo, uma amostra de imagens de satélite representando a área total de agricultura em um país pode ser usada para calcular a área de cultivo de papoula, baseando-se nos resultados da análise das imagens.

Geômetras visitam campos em centenas de vilarejos e estimam o número de cápsulas de papoula e seu tamanho na elaboração de amostras, para que possam estimar a produção de ópio. Uma fórmula específica é usada para calcular quantas gomas de ópio cada planta pode potencialmente produzir, com base no volume estimado da cápsula de papoula. Neste sentido, o rendimento do ópio por hectare pode ser estimado. O rendimento pode variar consideravelmente de ano em ano e de região em região, dependendo da irrigação e das condições climáticas.

O rendimento do ópio e a área total de cultivo de papoula formam a base para a estimativa anual da produção de ópio. O volume de ópio é usado para produzir morfina e heroína, um processo realizado pelos chamados "químicos" ou "cozinheiros", que sabem quais precursores químicos são necessários e em quais quantidades. Informações acerca da eficiência desse processo são fornecidas primeiramente pelas agências reguladoras, que contêm informações detalhadas de traficantes detidos. Tais informações possibilitam a estimativa do potencial de produção de heroína.


Todas as notícias