Dia Mundial contra as Drogas está focado na redução de danos e da vulnerabilidade

26 de junho de 2009 - Este ano, o Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico de Drogas (Dia Mundial contra as Drogas) está focado na necessidade de redução de danos e da vulnerabilidade das pessoas. Em mensagem por ocasião da data, o Secretário-Geral das Nações Unidas, Bank Ki-Moon, fez um chamado: "juntemos nossas forças para ajudar as pessoas que sofrem com a dependência química e para reduzir a quantidade de locais perigosos neste planeta nos quais as drogas são produzidas, traficadas e consumidas".

O ano de 2009 marca o centenário do primeiro esforço internacional para controlar as drogas, a reunião da Comissão do Ópio em Xangai, em 1909. De acordo com o Secretário-Geral, "as convenções das Nações Unidas têm ajudado a enfrentar o desafio do uso de drogas e a reduzir suas terríveis conseqüências para as pessoas, as famílias e as comunidades". Essa conclusão está baseada nos dados do Relatório Mundial sobre Drogas 2009, que mostra que os mercados globais de cocaína, opiáceos e maconha estão estáveis ou em declínio.

A cada ano, cerca de cinco milhões de pessoas morrem no mundo por causa do tabaco, dois milhões morrem por conta do álcool e 200 mil pessoas por drogas. "A comparação entre as drogas e as outras substâncias que causam dependência mostra claramente que o controle está funcionando", disse o Diretor Executivo do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), Antonio Maria Costa.

As Nações Unidas clamam por uma maior atenção em relação ao uso abusivo de drogas como um problema de saúde, que pode ser prevenido, tratado e controlado. "As drogas podem ser usadas tanto como medicamento quanto como veneno: em ambos os casos, devemos buscar aliviar o sofrimento e proteger a saúde e o bem-estar das pessoas", disse costa.

O Secretário Geral da ONU conclamou os Países-Membros a ampliar suas ações de prevenção e a integrar o tratamento das drogas aos programas públicos de saúde, utilizando a experiência da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do UNODC.

O Dia Mundial contra as Drogas também está focado na redução da vulnerabilidade das pessoas ao tráfico. Como destacado no Relatório Mundial sobre Drogas, o crime organizado movimento mais de 300 bilhões de dólares ao ano, por meio do tráfico de drogas. Em um círculo vicioso, os lucros do crime provêm das drogas e as drogas geram a instabilidade que possibilita o crime. "Precisamos reforçar os anticorpos das sociedades mais frágeis, por meio de segurança, de desenvolvimento e do estado de direito", disse Costa. "A falta desses elementos essenciais faz com que esses países tenham sua estabilidade ameaçada e encontrem maiores dificuldades para cumprir com os Objetivos do Milênio", disse Ban.

O Secretário-Geral conclamou os países a implementar plenamente a Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional e a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, visando "a prevenção e o combate aos crimes relacionados às drogas, que representam uma séria ameaça à segurança em diversas partes do mundo".

Todas as notícias