Nações Unidas premiarão histórias em quadrinhos de escolas públicas e privadas

Photo: UNODC4 de agosto de 2009 - As agências das Nações Unidas no Brasil - UNESCO, UNICEF, UNODC, UNFPA e UNAIDS -, junto com os ministérios da Saúde e da Educação, abrem concurso, até o dia 31 de agosto, para selecionar histórias em quadrinhos produzidas por alunos de escolas públicas e privadas no âmbito do PRÊMIO ESCOLA 2009 que, em sua oitava edição, traz como tema o Incentivo à Prevenção das DST/Aids e ao Uso de Drogas nas Escolas.

Esta iniciativa tem como objetivo promover, nas escolas,  ações de prevenção às DST/AIDS, à gravidez na adolescência e ao uso de drogas. Nesta edição, o Prêmio Escola estimula que as escolas públicas e privadas brasileiras, de ensino fundamental e médio, além daquelas de Educação de Jovens e Adultos, construam histórias em quadrinhos sobre esses temas.

O Prêmio está associado ao projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), uma ação do Ministério da Saúde e da Educação. O projeto focaliza práticas preventivas desenvolvidas pelas escolas públicas brasileiras e as consequências dessas práticas na redução da vulnerabilidade dos adolescentes e jovens às doenças sexualmente transmissíveis, à infecção pelo HIV, à gravidez não planejada e ao uso de drogas, por meio da ampliação do acesso dessa população ao preservativo masculino e do trabalho do conceito de prevenção dentro de um contexto de educação e de promoção da saúde.

Os alunos e professores vencedores em cada categoria receberão o prêmio no Rio de Janeiro, em uma viagem turística pelo patrimônio cultural e natural da cidade. Além disso, os três primeiros lugares receberão MP3 players e diploma de reconhecimento da Organização das Nações Unidas. Os professores receberão também materiais educativos e formativos.

Programa Saúde e Prevenção nas Escolas

Criado em 2003, em parceria entre Ministérios da Saúde e da Educação, UNESCO, UNICEF e UNFPA, o programa Saúde e Prevenção nas Escolas inclui a promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva, com enfoque na prevenção das DST/aids em escolas públicas. As inovações do projeto incluem a disponibilização de preservativos nas escolas (que acontece sempre com ações pedagógicas), a integração entre escolas e unidades básicas de saúde e a participação juvenil e comunitária.

Hoje, o SPE tem grupos de trabalho em cerca de 400 municípios, atingindo mais de 1.500 escolas da rede pública. Entres 2006 e 2007, mais de 3 mil pessoas participaram de atividades de formação, entre professores, profissionais da saúde e adolescentes e jovens.

De acordo com o Censo Escolar 2006, mais de 100 mil escolas trabalham com o tema DST/aids. Do total de escolas da educação básica (fundamental, médio, educação de jovens e adultos, infantil e especial) que trabalham o tema DST e aids, 9,3% disponibilizam preservativos. Do total de escolas do ensino médio que trabalham o tema DST/aids, 18% disponibilizam preservativos.

Mais informações:

UNESCO no Brasil
Ana Lúcia Guimarães
Tel: (61) 2106-3536 / 3226-7381
E-mail: ann.guimaraes@unesco.org.br
Site: www.brasilia.unesco.org

UNODC
Marcos Ricardo dos Santos
Tel: (61) 3204-7206
E-mail: marcos.santos@unodc.org
Site: www.unodc.org.br

UNICEF
Alexandre Magno
Tel: (61) 3035-1951
E-mail: aamorim@unicef.org
Site: www.unicef.org.br

UNFPA
Etienne França
Tel: (61) 3038-9259, 9181-1000
E-mail: franca@unfpa.org
Site: www.unfpa.org.br

Todas as notícias