Secretário-Geral das Nações Unidas divulga mensagem pelo Dia Mundial da Ação Humanitária

 

19 de agosto de 2009 - O Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, divulgou mensagem pelo Dia Mundial da Ação Humanitária, celebrado em 19 de agosto. Leia a mensagem na íntegra:

Hoje é o primeiro Dia Mundial da Ação Humanitária, proclamado pela Assembléia Geral das Nações Unidas.

Ele representa, acima de tudo, o dia no qual renovamos nosso compromisso em ajudar pessoas vulneráveis e marginalizadas onde quer que elas estejam. Essa é a principal missão da comunidade humanitária.

Esse também é o dia no qual prestamos homenagens às legiões de heróicos trabalhadores humanitários. Esses homens e mulheres têm diferentes origens, mas compartilham a mesma convicção: o sofrimento de uma pessoa é responsabilidade de todos.

A data dessa homenagem anual lembra o dia do ataque à sede das Nações Unidas em Bagdá, que matou 22 pessoas dedicadas ao trabalho, incluindo o grande humanitário Sérgio Vieira de Mello.

Continuamos inspirados pelo legado que eles deixaram e permanecemos determinados a levá-lo adiante. A Fundação Sérgio Vieira de Mello está fazendo o mesmo ao organizar o prêmio anual que leva o nome do brasileiro, com o objetivo de reconhecer notáveis conquistas na área de resolução pacífica de conflitos.

Como Sérgio e outros bravos colegas que perderam suas vidas nesse terrível dia, equipes humanitárias se dirigem a regiões de risco para ajudar os outros. Para essas pessoas, não existe conflito esquecido.

Mas para realizar esse nobre trabalho - enfrentando ameaças em meio a desastres e guerras - eles precisam da nossa ajuda. Essas pessoas precisam que trabalhemos sem descanso por sua segurança e independência.

O Dia Mundial da Ação Humanitária foi criado para ampliar o foco sobre as pessoas em risco, para garantir que elas recebam a assistência que merecem. Espero que possamos redobrar nossos esforços para alcançar essa meta. E que cumpramos nosso dever humanitário.


Todas as notícias