Jovens de 13 países participam de acampamento esportivo internacional

Photo: UNODC1º de setembro de 2009 - Mais de 100 meninas e meninos, de 14 a 17 anos, se reuniram no final do mês julho, no Centro Olímpico de Treinamento em Spala, na Polônia, em um acampamento de uma semana, para praticar esportes, fazer amigos e intercambiar experiências. Mesmo vindo de lugares diferentes, os participantes falaram uma só língua: a língua do esporte.

Os participantes se conheceram, trocaram ideias, falaram sobre suas culturas e jogaram juntos. Eles foram reunidos pelo Global Sport Fund (GSF), uma iniciativa global de parceria entre o UNODC e o Comitê Olímpico do Qatar, que usa o esporte para engajar os jovens e a mantê-los ocupados, para que eles fiquem longe das drogas e da delinqüência.

As atividades esportivas ajudam os jovens a desenvolver habilidades sociais e de convivência que possam ter um impacto positivo em seus comportamentos, aumentando a capacidade de fazer as escolhas corretas. Durante o acampamento, eles discutem assuntos como fair play, trabalho em equipe, liderança e conhecimento sobre prevenção às drogas. Além disso, os participantes frequentam seminários interativos, participam de competições de futebol e de handebol e, principalmente, se divertem. Eles também tiveram a oportunidade de conhecer o tetracampeão olímpico de caminhada, Robert Korzenioski, e o ganhador da medalha de ouro nas olimpíadas de Pequim em arremesso de peso, Tomasz Majewski.

"Em um ambiente onde se falam varias línguas, o esporte é um meio que quebra a barreiras", disse Carl Marsh, o Coordenador do Global Sport Fund's Project. "Se você mantém a juventude ocupada, ela pode usar o tempo livre de maneira mais produtiva para se aprimorar", adicionou.

Os participantes vieram de diferentes países: Albânia, Bielorrússia, Bósnia-Herezegovina, Bulgária, Grécia, Hungria, Kosovo, Montenegro, Polônia, Qatar, Eslovênia, Macedônia e Ucrânia. "Eu aprendi a jogar limpo e encontrei muitas pessoas legais. Com certeza manterei contato com elas", disse Christos Kontemiris, um participante da Grécia.

O comitê olímpico do Qatar patrocinou o evento, oferecendo suporte logístico para o acampamento e enviando convites para os comitês olímpicos dos paises representados, assim como para organizações não governamentais.

No final da semana de acampamento, 109 jovens embaixadores e 29 treinadores embaixadores do GSF foram premiados com medalhas e certificados. Os organizadores incentivaram os participantes a voltar à suas respectivas escolas e dividirem o que eles aprenderam com seus colegas.

A equipe do Global Sport Fund manterá contato com os participantes e com organizações patrocinadoras para oferecer suporte técnico e, onde for apropriado, incentivar iniciativas esportivas que envolva jovens, como programas de contraturno escolar. Também serão reconhecidas iniciativas de serviço comunitário que se destacam na área.

Todas as notícias