Dez histórias que o mundo deveria conhecer melhor

Photo: UNODC7 de setembro de 2009 - O Departamento de Informação Pública das Nações Unidas lançou recentemente sua lista anual de " Dez histórias que o mundo deveria conhecer melhor" [em inglês].

A partir de um sistema independente de informações, ao qual qualquer pessoa pode acessar as últimas novidades e as notícias relevantes mais recentes, por meio do uso de tecnologias de comunicação e de mídias sociais, as Nações Unidas buscam se certificar de que histórias que não ocupam manchetes não caiam em completo esquecimento do público. As histórias procuram ressaltar questões que não tenham chamado tanta atenção e que requerem curiosidade e pesquisa.

Duas das dez histórias que o mundo deveria conhecer melhor são contribuições do UNODC. A primeira história analisa como o tráfico de cocaína na África ocidental estimula a corrupção na região. Nos últimos anos, a África Ocidental tem se tornado um foco de tráfico de cocaína e outros bens para a América Latina e a Europa. Essa situação é decorrência de uma combinação de fatores, como a governança deficiente, que a torna a região vulnerável ao crime organizado e a criminosos dispostos a explorar tais condições para traficar uma diversidade de produtos.

A segunda história se refere aos portos marítimos, que muitas vezes são utilizados no tráfico de armas e seres humanos. Calcula-se que 420 milhões de containeres são transportados anualmente (90% de todo o comércio mundial) e somente 2% deste total passam por inspeção. O UNODC, por meio de uma parceria com a Organização Mundial de Alfândegas, auxilia governos com a realização de treinamentos e com instalação de equipamentos em portos marítimos, com o objetivo de reduzir as chances de containeres serem utilizados para o tráfico de pessoas e de drogas, para o crime transnacional organizado e para outras atividades inerentes ao mercado negro.

Todas as notícias