Argentina promove 1º Encontro Nacional de ONGs Contra Tráfico de Pessoas

Photo: UNODC16 de setembro de 2009 - Cinquenta e cinco representantes de governos e entidades civis dos países do Mercosul e associados participarão do 1º Encontro Nacional de ONGs Contra Tráfico de Pessoas, nos dias 22 e 23 de setembro, no Senado Federal da Argentina, em Buenos Aires. O objetivo do encontro é apresentar boas práticas no enfrentamento ao problema, por meio de parcerias entre governos e organizações não-governamentais, além de identificar as dificuldades e compartilhar estratégias de atuação. O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) irá acompanhar o evento.

Para a especialista em Cooperação Técnica para Tráfico de Pessoas e Contrabando de Migrantes do UNODC, Adriana Maia, a participação nesse encontro é essencial para garantir a presença do escritório na Argentina e a articulação com os parceiros nacionais, além de contribuir para a construção de ações conjuntas na área de tráfico de pessoas no âmbito do Mercosul. "Por se tratar de um tema que transpõe barreiras nacionais, a cooperação internacional na região fortalece a atuação de cada país individualmente", diz a enviada do UNODC ao evento.

Ao longo da programação, diversos estados argentinos irão mostrar as respectivas experiências na área. Os debates serão focados, principalmente, na exploração de crianças e adolescentes. O último painel, dedicado aos panoramas dos países do Mercosul, contará com a presença da secretária de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro, Benedita da Silva. O 1º Encontro Nacional de ONGs Contra Tráfico de Pessoas é organizado pela Rede Nacional de Combate ao Tráfico e ao Contrabando de Crianças e Adolescentes (RATT, em espanhol) em parceria com o Senado Federal da Argentina.

Comemorando o seu 55º aniversário, o Congresso oferece uma oportunidade única de estimular discussões aprofundadas e propostas de ação em três eixos principais:

Acesse aqui a programação completa do evento (em espanhol).

Todas as notícias