Política sobre Drogas na América Latina será tema de audiência pública no Espírito Santo

Photo: UNODC28 de setembro de 2009 - As recentes mudanças de legislação ocorridas no México e na Argentina em relação às políticas sobre drogas reforçam a importância de se colocar novamente na pauta de discussão dos países do continente o debate sobre a abordagem que os governos e as sociedades dão ao tema das drogas.

Nesse contexto, a Assembleia Legislativa do Espírito Santo promoverá, no próximo dia 1º de outubro, uma audiência pública intitulada: "Políticas sobre Drogas na América Latina". O convidado especial do evento será o representante regional do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) para o Brasil e o Cone Sul, Bo Mathiasen.

O representante das Nações Unidas abordará os principais aspectos históricos do esforço internacional de enfrentamento às drogas nos últimos cem anos, a importância da cooperação internacional no combate ao crime organizado e a discussão sobre legalização e descriminalização das drogas, relatando e avaliando experiências concretas recentes, como as que vêm ocorrendo em Portugal e na Austrália. Também irá relacionar a importância de se construir uma abordagem equilibrada entre o enfretamento ao crime organizado e as questões de saúde publica.

Também estão convidados para participar do debate na Assembleia Legislativa, o presidente do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, Álvaro Bourguignon; o procurador-chefe do Ministério Público Estadual, Fernando Zardini; o secretário de Estado de Segurança, Rodney Miranda; o secretário de Estado de Justiça, Ângelo Roncalli; e o superintendente regional da Polícia Federal, Sérgio Barboza Menezes.

A iniciativa da realização da audiência pública, que é aberta a todos os interessados, é do deputado estadual Rodrigo Chamoun, presidente da Frente Parlamentar de Combate ao Consumo de Drogas da Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

Serviço:

Data: 1º de outubro de 2009
Hora: 9 horas (credenciamento 8h30)
Local: Assembleia Legislativa do Espírito Santo - Plenário Dirceu Cardoso, Vitória/ES.

Todas as notícias