UNODC e Interpol oferecem treinamento de combate ao terrorismo

Photo: UNODC6 de outubro de 2009 - Nos dias de hoje, o terrorismo não conhece fronteiras. Criminosos exercem atividades ilícitas movendo-se de um país a outro ou operando em vários territórios nacionais. Como consequência, num mundo cada vez mais interdependente, nenhum estado por si só pode lidar efetivamente com o terrorismo. Hoje, a cooperação entre os países-membros para prevenir e suprimir atos de terrorismo é crucial. Os estados devem oferecer assistência rápida e eficaz entre si para que uma resposta à ameaça terrorista seja dada.

A fim de estreitar essa cooperação, o UNODC, em conjunto com a INTERPOL (Organização Internacional de Polícia Criminal) e a DiploFoudation, lançou um curso on-line para pessoas envolvidas na cooperação internacional em assuntos criminais, em especial a extradição e a assistência legal mútua.

O curso, que tem duração de seis semanas e começou no dia 28 de setembro, vai prover aos estados-membros assistência técnica para o fortalecimento da cooperação judicial e policial no combate ao terrorismo. Mais especificamente, vai permitir que a justiça penal e os esforços dos agentes da lei implementem instrumentos universais, tanto nos países desenvolvidos quanto nos países em desenvolvimento.

Cinqüenta participantes de 45 países vão trabalhar pela plataforma on-line, que é altamente interativa e oferece uma abordagem compreensiva das melhores práticas na cooperação judiciária e policial em questões sobre a luta contra o terrorismo.

Os tópicos cobertos no curso serão os seguintes: medidas para a prevenção de atos terroristas, intercâmbio de informação policial, assistência jurídica mútua em assuntos criminais e extradição de terroristas.

O treinamento on-line é uma das atividades técnicas guiadas pelo UNODC para reforçar a capacidade dos países-membros na luta contra o terrorismo.

Mais informações sobre o curso (em inglês e francês).

Todas as notícias