Dia da Criança Cidadã reúne 700 estudantes do Distrito Federal

Photo: UNODC29 de outubro de 2009 Cerca de 700 estudantes do 1° ao 5° ano do ensino fundamental de escolas do Distrito Federal participaram, nesta quarta-feira (28), do Dia da Criança Cidadã, comemorado dentro do Mês da Criança. O evento foi promovido pela Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com o Escritório das Nações Unidas Sobre Drogas e Crimes (UNODC), o Programa Escolas Irmãs e o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), além da Polícia Federal e do Programa de Educação Fiscal do Distrito Federal, executado pelas Secretarias Estaduais de Fazenda e Planejamento e de Educação.

As crianças foram escolhidas entre os alunos regularmente matriculados nas escolas da Capital Federal vinculadas ao Programa de Escolas Irmãs e filhos de funcionários das entidades promotoras do evento. Durante todo o dia, no Censipam - Setor Policial Sul - Área 05 - Quadra 3 - Bloco K - Brasília (DF), foram realizadas brincadeiras focadas no exercício da cidadania e teatro com temas voltados para a preservação do meio ambiente.

Divididos em três equipes, identificadas pelas camisetas com as cores, verde, amarela e azul, os estudantes conheceram também o sitio eletrônico Portalzinho da CGU e participaram de oficinas de coleta seletiva e educação fiscal. Para a professora Adília Lima Siqueira, do Centro de Ensino do Lago Norte, as 38 crianças da escola que participaram do evento, estavam muito felizes pela oportunidade de sair da escola e fazer esse passeio.

Photo: UNODC"Essa rede com o foco para a formação das crianças, ajuda muito. A formação da criança cidadã é muito importante porque ela fica sabendo das coisas que estão acontecendo e pode, assim, formar a sua opinião sobre o que pode fazer para melhorar o mundo", completou a professora.

"A criança cidadã tem que ajudar os animais, não jogar lixo no chão e dizer as palavras mágicas: por favor, licença e obrigada", diz Beatriz Diniz, 6 anos, aluna da Escola Classe, do Núcleo Rural de Sobradinho; "Criança cidadã é a que cuida do planeta", opina Ana Clara, 6 anos, estudante do Centro de Ensino n° 1 do Lago Norte; "Corrupção é quando se usa o dinheiro das outras pessoas, que não devolve, que faz coisas erradas", ensina Letícia Lourenço, 7 anos, aluna da Escola do Lago Norte, durante as atividades do Dia da Criança Cidadã.

Photo: UNODCOutra atividade que animou muito as crianças foi a oficina-lanche, em que cada uma, depois de se alimentar, era orientada por uma equipe da Comissão de Coordenação da Agenda Ambiental -COAMB da CGU, a limpar o local e, por meio de uma coleta seletiva, depositar o lixo no local apropriado. A Polícia Federal também chamou a curiosidade dosestudantes, com uma apresentação do seu canil, de viaturas e roupas usadas pelos agentes em várias ações de combate.

O projeto "O Brasileirinho" é outro projeto da Polícia Federal voltado para a cidadania, que fez parte da programação. Cada um recebeu uma cartilha com desenhos sobre o projeto antidrogas. O coordenador geral do projeto, José Gomes, explicou que o objetivo da cartilha, é fazer as as crianças pintarem dizendo não às drogas. "É uma prevenção educativa e pedagógica para crianças de 7 a 14 anos", explicou.

Estiveram presentes representantes das instituições que promoveram o Dia da Criança Cidadã, entre elas a diretora de Prevenção à Corrupção da CGU, Vânia Vieira; o Representante Regional do UNODC, Bo Mathiasen; o assessor da Presidência da República, Silvino Heck; o responsável pela Divisão de Prevenção e Combate a Entorpecentes, Caio Duarte; e a coordenadora do programa Educação Fiscal do Distrito Federal, Márcia Valéria Aires. "Essa ação é um investimento para a formação de uma nova cultura, de que é possível uma sociedade sem corrupção", disse Vânia.

Reportagem: Assessoria de Comunicação Social da CGU.

Todas as notícias