Uma polícia que quer prestar serviço e não apenas usar a força

Photo: UNODC29 de outubro de 2009 - A Polícia das Ilhas Maurício deu início a uma reforma para se transformar e ser conhecida como Polícia Mauriciana de Serviço, não apenas no nome, mas também nas suas ações. O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) para a África Oriental e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) apoiaram a iniciativa na avaliação dos desafios e na formulação de um quadro estratégico nacional de policiamento

O novo quadro vai ajudar a estruturar a agenda da reforma da polícia e auxiliar no processo de transformar a "Força" em um "Serviço". A meta é compatível com a declaração dos objetivos da corporação: "Devemos sempre ter em mente que nós, acima de tudo, servimos o público e, deste modo, devemos responder às suas legítimas aspirações através da nossa ação".

"Nós sentimos que este é um momento oportuno para a polícia mauriciana inaugurar uma nova era de sua história", afirmou o comissário da corporação Dhun Iswur Rampersad. "Também percebemos que a transformação de uma 'força' para um 'serviço' exige que melhoremos nossa capacidade de planejamento estratégico, busquemos uma gestão mais eficiente dos recursos humanos e possamos reforçar a solidez das nossas práticas de investigação, todas elas baseadas nos princípios dos direitos humanos", acrescentou.

Em janeiro deste ano, uma equipe do núcleo de policiais foi colocada a postos pelo comissário de polícia para orientar o processo de desenvolvimento do quadro estratégico nacional de policiamento. O UNODC e o PNUD providenciaram dois peritos policiais para acompanhar a equipe. A consultoria de suporte forneceu um conjunto de ferramentas analíticas e fortaleceu a capacidade de planejamento estratégico da equipe do núcleo, a fim de promover a autogestão.

Oito meses depois, a equipe do núcleo fez uma visita de uma semana de estudo no Condado de Surrey, no Reino Unido. Eles se encontraram com profissionais das mesmas funções e participaram de workshops na Agência de Melhoria do Policiamento Nacional em Bramshill. As sessões de trabalho ajudaram a equipe a compreender mais claramente as implicações operacionais de algumas das mudanças que devem começar nos próximos meses e anos.

"Ficamos impressionados com a filosofia inovadora de policiamento da polícia de Surrey. Os relatos sobre a jornada de mudanças por lá nos deram lições valiosas, que serão de grande ajuda, já que estamos formulando nosso próprio plano de reforma", disse o líder da equipe, Choolun Bhojoo.

Com um caminho a seguir, a polícia pretende estabelecer a unidade de planejamento estratégico permanente em sua sede, a fim de conduzir as metas da reforma e, gradualmente, propiciar o surgimento de uma nova ética e de uma cultura operacional dentro da organização.

Para Roger Gaspar, um dos peritos do UNODC e do PNUD que acompanham a reforma, "com o compromisso do Comissário de Polícia e de sua equipe para conduzir esse processo e com o apoio de uma equipe comprometida das Nações Unidas no território, haverá, sem dúvida, mudanças positivas e duradouras na aspiração da Força para 'servir' seu povo".

Todas as notícias