Filme do UNODC sobre tráfico de pessoas estreia na Europa

Photo: UNODC2 de novembro de 2009 - Um novo filme contra o tráfico de seres humanos foi recentemente apresentado em três importantes esferas do continente europeu: a conferência ministerial da União Europeia, a Scotland Yard e o parlamento da Dinamarca.

A estréia de "Afetado pela Vida" ocorreu durante a conferência "Rumo à Ação Global Europeia contra o Tráfico de Seres Humanos", realizada no dia 19 de outubro, em Bruxelas, na Bélgica. No dia 23, o filme foi exibido na conferência "Tráfico Humano: os Problemas das Vítimas", ocorrida na Scotland Yard, em Londres, organizada pela Polícia Metropolitana de Tráfico Humano.

No dia 30 de Outubro, o parlamento dinamarquês organizou uma audiência pública sobre o assunto, durante o qual o filme "Afetados pela Vida" foi exibido. O vídeo foi transmitido ao vivo pelo site do parlamento dinamarquês e pelo canal de televisão do Parlamento, Folketinget, no dia 1° de Novembro.

Produzido pelo UNODC, em colaboração com a Danish Doc Production, o filme está disponível nas versões completa (23 minutos) e resumida (13 minutos), ambas em inglês. As versões nas outras quatro línguas oficiais das Nações Unidas (árabe, francês, russo e espanhol) serão disponibilizadas no início de 2010.

A versão completa do filme é direcionada a procuradores, juízes, agentes policiais e outros públicos especializados que têm um papel chave no desempenho da luta contra o tráfico de seres humanos.

A versão resumida foi produzida como uma ferramenta de sensibilização. Foca em conceitos básicos e em questões como a definição de tráfico humano, as diferentes formas de tráfico, as diferenças entre o tráfico e contrabando de migrantes e a maneira como o crime afeta vítimas.

O filme também será utilizado pelo Centro de Tráfico de Seres Humanos do Reino Unido como um componente-chave de uma campanha apresentada a agências governamentais e organizações da sociedade civil do país. Esta iniciativa une o trabalho do Centro com a campanha Blue Heart do UNODC, que serve para aumentar a conscientização sobre o tráfico de pessoas e inspirar a população a adotar uma mudança de postura em relação a esse tema.

Todas as notícias