UNODC Brasil formaliza parceria com a International Award Association na Austrália

Photo: UNODC9 de novembro de 2009 -Em missão realizada em Sidney, na Austrália, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) para o Brasil e o Cone sul oficializou uma parceria com o International Award Association (IAA) para ações na área de juventude. Com a parceria, O IAA passará a integrar o programa "Segurança Cidadã: prevenindo a violência e fortalecendo a cidadania com foco em crianças, adolescentes e jovens em condições vulneráveis em comunidades brasileiras", que vem sendo desenvolvido pelo UNODC em conjunto com outras cinco agências das Nações Unidas.

O programa visa alcançar uma redução da violência que afeta jovens entre 10 e 24 anos em situação de vulnerabilidade - que estão fora da escola, são alvo de violência doméstica ou estão envolvidas com o tráfico de drogas -, por meio do cumprimento voluntário de regras, de autorregulação do comportamento e da promoção de mecanismos de controle social. As ações serão desenvolvidas em áreas específicas de três municípios brasileiros e utilizará a metodologia de participação e de empoderamento juvenil desenvolvida pela IAA.

O International Award é um programa de autodesenvolvimento voltado para jovens entre 14 a 25 anos. Lançado no Reino Unido em 1956 como The Duke of Edinburgh's Award, o programa já se espalhou para 126 países. No total, mais de 6 milhões de jovens em todo o mundo já participaram do prêmio. A principal inovação do método IAA é que não há uma regra única para participar. O desafio é definido por cada participante, que define suas próprias metas e acompanha seu progresso. Em cada situação, o participante compete consigo mesmo e desafia seus próprios limites.

A formalização da parceria ocorreu durante o fórum trienal da IAA, realizado entre os dias 28 de outubro e 1º de novembro, em Sydney. A convite da IAA, a representante do UNODC no evento, Amanda Rezende, dirigiu o workshop "Como estabelecer laços com as Nações Unidas para o crescimento do International Award?", que contou com a presença de 46 participantes. O objetivo do workshop foi estimular o conhecimento sobre o funcionamento do sistema ONU para buscar formas de ampliar o alcance dos projetos do IAA. A representante do UNODC apresentou também o Programa de Juventude das Nações Unidas (UNPY) e falou sobre a importância dos jovens nas ações da ONU.

Todas as notícias