Oficiais paquistaneses são treinados contra o terrorismo

Photo: UNODC24 de novembro de 2009 Nos últimos temops, o Paquistão tem enfrentado uma crescente onde de ataques terroristas. Em resposta a isso, entre outros esforços, o país ratificou 11 dos 16 instrumentos legais universais contra o terrorismo e implementou os requisitos internacionais para a adoção de uma série de medidas no âmbito do legislativo e do executivo.

A fim de complementar as ações tomadas pelo governo paquistanês, o Escritório da Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) promoveu uma semana de estudos e de treinamento contra o terrorismo, destinados a 25 graduados oficiais da justiça criminal do Paquistão.

O UNODC treinou juízes da corte especial antiterrorismo, além de oficiais com experiência em práticas de investigação e ação penal. Juntos, eles examinaram como mecanismos de colaboração internacional podem facilitar esse tipo de processo.

Além disso, as autoridades paquistanesas aprenderam sobre os requisitos de cooperação legal internacional para a utilização de instrumentos universais contra o terrorismo, tanto para os países de direito romano-germânico quanto para os de common law.

Segundo o depoimento de um representante do governo paquistanês, o treinamento não somente aumenta o conhecimento dos participantes pelas experiências compartilhadas, mas também lhes proporciona a oportunidade de melhorar o conhecimento global sobre os instrumentos internacionais.

O treinamento foi realizado na sede do UNODC em Viena, e foi seguido de uma visita de estudo em Bonn e Berlim, na Alemanha, onde o grupo pôde conhecer o Escritório Federal de Justiça, o Centro de Registro Criminal, o Escritório Alemão de Relações Exteriores e o Centro Conjunto contra o Terrorismo. O treinamento serviu como base para a troca de experiências e práticas entre os paquistaneses e alemães.

Nos últimos seis anos, o UNODC tem colaborado com 168 Estados Partes no que diz respeito ao desenvolvimento de esforços contra o terrorismo. Foram realizados treinamentos para cerca de 9 mil oficiais de justiça criminal em todo o mundo.

Todas as notícias