ABGLT lança manual para comunicadores durante conferência em Curitiba

Comunicação LGBT1º de fevereiro de 2010 - Um manual com termos, leis, datas e outras informações que ajudam a compreender a realidade e as necessidades do público LGBT (formado por lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e transgêneros) já está disponível para os profissionais de comunicação. O material, idealizado pela Associação Brasileira que congrega entidades do segmento LGBT, foi lançado durante a 5ª Conferência Regional da Ilga na América Latina e no Caribe - evento realizado em Curitiba (PR) entre os dias 27 e 30 de janeiro.

De acordo com o secretário de Comunicação da ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), Léo Mendes, o manual tem o objetivo de dialogar com os profissionais da mídia brasileira para que eles entendam o discurso politicamente correto do movimento.

Léo disse que, às vezes, até o mau emprego de um artigo pode ofender a comunidade LGBT. "Desde criança a gente aprende que o artigo 'a' deve ser utilizado para o sexo feminino. Portanto, a imprensa deve utilizar a travesti, e não o travesti", explicou.

Outro erro comumente realizado pelos profissionais da comunicação, de acordo com Léo Mendes, é a divulgação do termo 'opção sexual'. "Ninguém opta por ser hetero, homo, bi, ou transexual, por exemplo. Não é uma escolha, é uma questão de orientação sexual."

Falta formação específica

O secretário de comunicação da ABGLT afirmou que um dos motivos pelos quais os profissionais de comunicação têm dificuldade de entender o discurso do segmento é a falta de formação específica.

"Eu me formei em Jornalismo em uma universidade pública e em nenhum momento dos meus quatro anos de estudo me ensinaram o que é homossexual, gay, lésbica, travesti, bissexual, transexual. Eu saí para trabalhar sem saber o que era isso."

"Chegando na redação de um jornal", continuou, "desaprendi que deveria utilizar termos como sapatão e gilete para tratar de lésbica e bissexual; e aidético para fazer referência às pessoas que vivem com aids, já que era mais fácil editar manchete assim".

A diretora do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Mariângela Simão, e o coordenador do Unaids (Conjunto das Nações Unidas para o HIV/Aids) no Brasil, Pedro Chequer, elogiaram a iniciativa da ABGLT e dispuseram a ajudar na divulgação do material.

Serviço

O Manual de Comunicação LGBT tem apoio do Unaids e colaboração de diversos jornalistas. O telefone para saber como ter acesso ao material é o (41) 3222-3999

Sobre o evento

A 5ª Conferência Regional da Ilga na América Latina e no Caribe reuniu cerca de 420 ativistas, de 37 países, em defesa dos direitos LGBT.

A Ilga é uma federação mundial que congrega grupos locais e nacionais dedicados à promoção e defesa da igualdade de direitos para lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e intersexuais em todo o mundo. Fundada em 1978, reúne mais de 670 organizações.

Acesse o Manual de Comunicação LGBT em português, espanhol ou inglês.

Fonte: Agência de Notícias da Aids / texto: Fábio Serrato
O repórter Fábio Serrato cobriu a 5ª Conferência Regional da Ilga na América Latina e no Caribe com apoio da organização do evento.

Todas as notícias