Novos selos postais das Nações Unidas estampam o tema "tráfico humano"

Photo: UNODC4 de fevereiro de 2010 - A Administração Postal das Nações Unidas (UNPA) produziu novos selos que estampam o tema "tráfico humano". A coleção está disponível para venda pela internet ou nos escritórios da UNPA em Genova, Nova Iorque ou Viena.

A cartela de selos contem dez estampas que ilustram diferentes manifestações do tráfico humano, cada uma ao custo de € 0.65. Também há selos alusivos ao Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), à campanha Coração Azul contra o Tráfico de Pessoas, e à Iniciativa Global contra o Tráfico de Pessoas (UN.GIFT) e ao Fórum de Viena de Combate ao Tráfico de Pessoas. Os novos selos representam uma forma a mais de sensibilização ao problema.

O tráfico de pessoas está presente em todos os países, seja como local de origem, trânsito ou destino das vítimas. Estima-se que, atualmente, 2,4 milhões de pessoas sejam atraídas pelo trabalho forçado. Mulheres e meninas representam cerca de 80% das vítimas detectadas, e entre 15 a 20% do total de vítimas são crianças. O desafio de todos os países, sejam pobres ou ricos, é identificar os criminosos que exploram pessoas vulneráveis, além de proteger e apoiar as vítimas do tráfico de pessoas e do contrabando de migrantes, que enfrentam situações inimagináveis em troca de uma oferta por melhores condições de vida.

A campanha Coração Azul é parte do programa antitráfico de pessoas do UNODC. Como guardião da Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transnacional, o Escritório apoia os Estados em seus esforços pela implementação do Protocolo do Tráfico de Pessoas.

A Iniciativa Global das Nações Unidas contra o Tráfico de Pessoas (UN.GIFT) foi lançada em março de 2007 e tem o objetivo de promover uma luta global contra esse crime, com base nos acordos internacionais celebrados no âmbito das Nações Unidas. A iniciativa atua junto a governos, empresas, universidades, sociedade civil e mídia, com o objetivo de estabelecer parcerias e desenvolver medidas efetivas contra o tráfico de seres humanos.

Todas as notícias