UNODC auxilia criação de uma unidade de combate à lavagem de dinheiro no Irã

Photo:UNODC Representative in Iran, Antonino De Leo, with Iranian Vice-Minister of Economy and Finance Affairs, Dr. Asghar Abol Hassani at the inauguration ceremony9 de fevereiro de 2010 - Dando um grande passo no sentido de combater a lavagem de dinheiro, o governo do Irã se uniu ao Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) para criar uma unidade de inteligência financeira com o intuito de analisar transações suspeitas e evitar esse tipo de crime.

A unidade vai colaborar com o poder judiciário na investigação de transações suspeitas e na identificação de infratores. Além disso, terá um papel importante atuará no cenário mundial, ao interagir com unidades similares de outros países.

Durante a inauguração da unidade, o vice-ministro de Economia e Finanças do Irã, Asghar Abol Hassani, disse que "o estabelecimento de uma unidade de inteligência financeira na República Islâmica do Irã é mais uma demonstração de que o país está trabalhando no enfrentamento às drogas e ao crime". E completou: "Somos gratos ao UNODC pelo auxílio e pelo trabalho em conjunto".

A nova unidade, construída com o apoio técnico do UNODC, é composta atualmente por 15 oficiais do Ministério de Economia e Finanças. A expectativa é que esse número cresça conforme forem ampliadas as atividades operacionais da unidade.

O representante do UNODC no país, Antonio De Leo, disse que "é hora de celebrar os esforços de combate à lavagem de dinheiro na República Islâmica do Irã". "O UNODC se orgulha por ter contribuído para os resultados conquistados pelo país, por meio do programa de assistência técnica do Escritório", disse. E complementou: "Tudo isso não seria possível sem as contribuições dos governos da Alemanha, da Itália e do Reino Unido".

A grande quantidade de dinheiro ilegal obtida por organizações criminosas que lidam com drogas e, consequentemente, com a lavagem de dinheiro, é um problema que tem preocupado o governo iraniano há anos. Enfatizando a gravidade da situação, De Leo salientou que a maior parte do ópio originário do Afeganistão é traficada pelas fronteiras do Irã e do Paquistão. Em um relatório de 2009, o UNODC estimou que o tráfico de ópio do Afeganistão tenha criado um mercado ilegal estimado em US$ 65 bilhões ao ano, maior do que o produto interno bruto de mais de 120 países e 65 vezes maior do que o valor do mercado de tráfico de armas.

O UNODC também vem apoiando o Irã no estabelecimento de um centro de treinamento em tecnologia para o combate à lavagem de dinheiro, em Teerã. Segundo De Leo, estabelecido em setembro de 2009, em parceria com o Ministério de Economia Finanças, trata-se de um "centro de excelência para treinamento de oficiais sobre as melhores práticas internacionais de combate à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo".

O UNODC também planeja apoiar os esforços do governo iraniano em melhorar o marco jurídico do país, por meio da realização de treinamentos, seminários e estudos destinados a funcionários da Unidade de Inteligência. O UNODC também pretende apoiar a coordenação entre o Poder Judiciário, a Receita e os órgãos do Executivo de aplicação da lei. O UNODC busca ainda facilitar as relações de cooperação do Irã com unidades de inteligência financeiras internacionais.

Todas as notícias