Parceria entre o UNODC e a CNN busca mostrar ao público o efeito das drogas


Image:UNODC2 de Março de 2010 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e a rede de televisão CNN estabeleceram uma parceria para transmitir uma campanha de televisão sobre os efeitos das drogas na juventude. Um filme publicitário de 30 segundos será colocado no ar, em várias inserções ao dia: um alerta voltado à proteção dos jovens, pois eles são particularmente vulneráveis ao uso de drogas e correr o risco de ter sua saúde prejudicada com o uso contínuo de drogas.

"É possível evitar esse dano à saúde. A princípio a melhor proteção é simplesmente não usar drogas," disse Gilberto Gerra, chefe da unidade de Saúde e Desenvolvimento Humano do UNODC. "Nem todos os que experimentam drogas se tornam dependentes delas, mas aqueles que se arriscam, arriscam também o seu bem estar", disse.

O site da Campanha Global contra as Drogas (em inglês) traz informações detalhadas sobre os riscos à saúde associados ao uso ocasional ou regular de drogas, bem como soluções para ajudar pessoas que se envolveram com as drogas.

A dependência de drogas é uma doença e como tal de ser tratada. As pessoas que iniciaram o uso de drogas e sofrem com a compulsão em continuar usando mesmo face às consequências negativas, precisam de ajuda para parar. Quando alguém sofre com dependência de drogas e consegue o tratamento de que necessita, se torna saudável novamente, contribuindo com a sociedade e levando uma vida produtiva.

"Algumas vezes o fantasma das questões morais impede as pessoas de buscar tratamento, pois a dependência pode ser vista como uma fraqueza ou uma falha espiritual," disse Gerra. "A dependência de drogas é simplesmente uma doença que tem tratamento. Nós trabalhamos na área da saúde e não na área da ética", complementou.

Como todos os cuidados relacionados à saúde, o acesso ao tratamento da dependência de drogas é um direito humano básico. O UNODC defende que a qualidade do tratamento deve ser parte integrada de todos os sistemas de saúde pública e universalmente disponível para todos os que precisarem.

"O tratamento contra a dependência de drogas pode ter um resultado maravilhoso, trazendo as pessoas de volta a uma vida próspera. Como essa doença afeta particularmente os jovens, as cuidar dos dependentes, fortalecemos o futuro das nossas sociedades," declarou Gerra.

Em termos de prevenção, é importante focar nos fatores que influenciam os jovens a usar drogas. "Em nossa sociedade, somos cobradas a ter sempre os melhores desempenhos. Por isso, as pessoas usam drogas como um remédio para a ansiedade, a depressão, a timidez ou apenas para melhorar seu desempenho," explicou Gerra. O UNODC considera que esses e outros problemas, tais como o abuso, a negligência ou a violência, devem ser reportados como parte dos esforços na prevenção ao uso de drogas.

Assim como o tratamento, a prevenção também funciona. Independentemente de os jovens estarem ou não tendo problemas com drogas, depressão ou em uma situação familiar difícil, receber a assistência adequada é crucial.

O UNODC ajuda os Estados Membros na prevenção contra o uso de drogas e no tratamento da dependência como qualquer problema de saúde, por exemplo, implementando intervenções de prevenção e fornecendo tratamento e cuidados que são baseados em evidências científicas e em padrões éticos.

Com a ajuda de parceiros como a CNN, o UNODC, por meio da Campanha Global contra as Drogas está liderando os esforços internacionais para reduzir o uso de drogas e para promover o acesso universal ao tratamento de qualidade

Saiba mais e se junte à Campanha Global contra Drogas do UNODC por meio do site da campanha (em inglês) ou do Facebook

Todas as notícias