ONGs terão papel importante na 53ª Sessão da Comissão de Narcóticos em Viena


Photo:UNODC4 de março de 2010 - Cerca de 160 representantes de 55 organizações não-governamentais (ONGs) irão participar da 53ª Sessão da Comissão de Narcóticos (CND), que ocorrerá em Viena, na Áustria, entre os dias 8 e 12 de março de 2010.

As ONGs farão parte da plenária oficial e também de discussões informais, além de vários eventos paralelos, representando a voz das pessoas, das famílias e das comunidades de todo o mundo que são afetadas diretamente pelas drogas.

Pela primeira vez, o Comitê de ONGs sobre Drogas de Viena irá se unir ao Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e à Organização Mundial de Saúde (OMS) na organização de um evento paralelo específico sobre o tratamento da dependência de drogas. O evento, marcado para o dia 11 de março, terá como mestre de cerimônias o ator, autor e ativista Christopher Kennedy Lawford.

Historicamente, as ONGs - especialmente as dos países em desenvolvimento -, tem tido acesso limitado aos debates internacionais, o que tornava difícil o compartilhamento de suas experiências e ideias com representantes dos Estado Membros e do Sistema Nações Unidas. Em 2007, o UNODC, em parceria com o Comitê de ONGs sobre Drogas de Viena, realizou um projeto intitulado "Além de 2008" ( em inglês), que tinha o objetivo de mostrar as vantagens de envolver as ONGs nas políticas sobre drogas.

O projeto foi finalizado com a publicação de uma avaliação independente ( em inglês), que mensurou os resultados obtidos com a inserção das ONGs na revisão dos 10 anos da Sessão Especial da Assembleia-Geral da ONU sobre Drogas Ilícitas. A conclusão foi de que o papel das ONGS foi "participativo, relevante e eficiente", e que, considerando seus limitados recursos, os resultados foram impressionantes.

Como base nas recomendações dessa avaliação, a equipe para sociedade civil do UNODC está trabalhando no projeto "Olhar além", focado na consolidação das melhores práticas de trabalho realizadas por ONGs no que se refere às drogas. A expectativa é expandir ainda mais a interação com organizações que trabalham para o fortalecimento dos sistemas de justiça criminal e de prevenção à criminalidade, incluindo corrupção e tráfico de pessoas.

Operando nas esferas internacional, regional, nacional e local, as ONGs possuem experiência e um amplo leque de competências que as permitem contribuir nos vários debates internacionais e eventos sobre políticas sobre drogas. A interação entre as ONGs e os representantes dos governos possibilita o fortalecimento de parcerias, a promoção de soluções multilaterais e um reforço da sustentabilidade e da democracia.

Nas sessões da CND deste ano, o UNODC continuará apostando nas contribuições de ONGs nos debates sobre políticas de drogas.

Informações adicionais:

53ª sessão da Comissão de Narcóticos - CND (em inglês)

Todas as notícias