Campanha de promoção aos direitos humanos do UNAIDS é  premiada no Rio de Janeiro

10 de março de 2010 - O Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV e Aids (UNAIDS), representado pelo seu diretor Pedro Chequer, recebeu nessa terça-feira, 9 de março, no Rio de Janeiro, o troféu Xica Manicongo pela campanha "Igual a Você".

Lançada em novembro do ano passado, a campanha "Igual a Você" mostrou na TV e na internet filmes com estudantes, gays, lésbicas, pessoas vivendo com HIV, afro-descendentes, profissionais do sexo, refugiados, transexuais, travestis e usuários de drogas falando sobre direitos humanos.

O prêmio Xica Manicongo é  uma iniciativa da Associação das Travestis e Transexuais do Rio de Janeiro (ASTRA-Rio) e tem por objetivo enaltecer projetos nas áreas de direitos humanos, cultura e promoção da cidadania de travestis e transexuais.

O nome do prêmio é uma homenagem à desconhecida figura de Francisco Manicongo, a primeira travesti não-índia do Brasil, escrava de um sapateiro de Salvador em 1591, símbolo de luta e resistência de uma época em que negar o sexo era tido como heresia e digno de punição.

"Xica foi denunciada à inquisição por recusar-se a usar roupas masculinas e a atender por seu nome de batismo. A história dela é mais um exemplo da presença de travestis e transexuais em toda a história do Brasil e é, sem dúvida, a mais legítima representação de afirmação político-social na luta pelo reconhecimento da identidade além do biológico", explica a presidente da ASTRA-Rio, Majorie Marchi.

Além de Pedro Chequer, que ganhou o prêmio na categoria Visibilidade Positiva, foram homenageados o estilista Carlos Tufvesson, na categoria Parceiro-Trans; a atriz-trans Fabiana Brazil; entre outros.

O Troféu Xica Manicongo faz parte do mês da Visibilidade Trans e é realizado pela ASTRA-Rio, com o apoio da Superintendência de Direitos Individuais Coletivos e Difusos da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Fonte: Redação da Agência de Notícias da Aids

Assista a todos os filmes da campanha em www.youtube.com/user/UNAIDSBr.

Todas as notícias