Sábado começa o segmento de alto nível do 12º Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal

Imagem: UNODC16 de abril de 2010 - Começa amanhã, 17 de abril, às 14h30, o segmento de alto nível do 12º Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal com a participação de Ministros de Estado de diversos países do mundo. Entre os representantes estrangeiros encontram-se o Ministro de Justiça, Segurança e Direitos Humanos da Argentina, Julio César Alak, os Ministros de Justiça da China, Aiying Wu, da França, Maharafa Traore, da Itália, Angelino Alfano, de Portugal Alberto Souza Martins, entre muitos outros.

Representado o Governo do Brasil, estarão presentes Gilmar Mendes, Presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), Roberto Gurgel, Procurador Geral da República, Luiz Paulo Barreto, Ministro da Justiça e Presidente do 12º Congresso, Jaques Wagner, Governador da Bahia, Gilson Dipp, Corregedor Nacional de Justiça e Romeu Tuma Junior, Secretário Nacional de Justiça.

O Diretor Executivo do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crimes (UNODC), Antonio Maria Costa, que chega amanhã ao Brasil, fará o encerramento da sessão especial na tarde de sábado. O segmento de alto nível culmina na segunda-feira, dia 19 de abril, quando será apresentada a Declaração de Salvador com as recomendações do 12º Congresso.

No domingo, dia 18 de abril, às 12h00, na Sala de Coletivas de Imprensa, o Diretor Executivo do UNODC, apresentará para a imprensa o "Manual de Casos de Terrorismo - Digest of Terrorist Cases" que é uma ferramenta desenvolvida pela Seção de Prevenção ao Terrorismo do UNODC, com o apoio dos governos da Colômbia, Alemanha e Itália, para fortalecer o regime legal contra o terrorismo. A publicação se baseia em investigações reais, em processos e experiências jurídicas relativas a casos de terrorismo que são comentadas pelos peritos nacionais envolvidos. Acompanhando o Diretor Executivo no lançamento estarão Cecilia Ruthsrom-Ruin e Mauro Miedico, ambos do UNODC, Piero Grasso, Procurador Nacional Anti-Máfia da Itália e outros conferencistas. Logo após a apresentação ele responderá a perguntas da imprensa.

Outras informações:

Valéria Schilling
Assessora de Comunicação, Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio)
Celular: 21-8202-0171
Email: valeria.schilling@unic.org

Para ver a transmissão do 12º Congresso ao vivo acesse: www.un.org/webcast/crime2010

Todas as notícias