Astha: construindo uma nova vida no Nepal

Astha (dir.) e uma colega da Shakti Samuha no abrigo de in Kathmandu, Nepal (Foto: UNODC)

23 de abril de 2010 - Aos 13 anos de idade, Astha (nome fictício) foi levada para uma fábrica de tapetes em Kathmandu, no Nepal, para trabalhar. "Eu não sabia que eu tinha sido vendida para o proprietário", diz Astha. "Eles me fizeram trabalhar duro tecendo tapetes e, à noite, o proprietário me chamava e abusava sexualmente de mim. Eu trabalhei lá durante oito anos e vi até meninas que foram forçadas pelo proprietário a vender seus rins".

Astha é uma das milhares de jovens mulheres e meninas nepalesas que foram traficadas para uma vida de trabalho forçado, de exploração sexual e de medo constante. A cada ano, meninas são traficadas e enviadas principalmente para Índia, Malásia, Arábia Saudita e outros países do Golfo Pérsico para fins de exploração sexual. A maioria vem das áreas rurais. Muitos traficantes, que muitas vezes fazem parte de uma rede criminosa organizada, prendem as vítimas e enganam os seus tutores, oferecendo casamento e uma vida melhor às meninas. Em vez disso, as meninas acabam escravizadas. De acordo com Astha, as meninas que são vendidas a bordéis podem render até US$ 250 mil a seus captores durante sua "carreira" como trabalhadoras do sexo.

Astha foi uma das poucas afortunadas que conseguiram escaparam dessa vida brutal e degradante. Um dia, um funcionário de uma ONG chamada Shakti Samuha foi à fábrica onde ela trabalhava e falou sobre o tráfico e o tipo de ajuda que estava disponível. Astha procurou ajuda da organização e conseguiu fugir.

Hoje Astha trabalha para a Shakti Samuha como diretora de seu abrigo para mulheres vítimas de tráfico em Kathmandu. A Shakti Samuha foi fundada por mulheres nepalesas que foram vítimas do tráfico e, por isso, compreendem bem que tipo de apoio e de recursos as mulheres vítimas do tráfico precisam. O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e seus parceiros deram suporte para o abrigo da Samuha Shakti por meio de um projeto regional de combate ao tráfico de pessoas. A organização fornece alimentos e abrigo às vítimas, além de aconselhamento, treinamento vocacional e o mais importante: atenção.

A maioria das mulheres e meninas nepalesas que foram traficadas não pode voltar às suas casas por medo da discriminação e do abandono. Frequentemente, os membros da família são cúmplices do tráfico no Nepal e, por isso, não aceitam acolher novamente suas filhas. A Shakti Samuha proporciona às jovens que foram traficadas uma nova chance na vida, ajudando-as em sua gradual reintegração à sociedade e na recuperação de sua dignidade e de sua autoestima. Também oferece treinamento de autodefesa contra a violência e aulas sobre prevenção ao HIV.

A ONG Shakti Samuha buscar levar às meninas do Nepal uma maior consciência sobre o tráfico para exploração sexual. A ONG trabalha com o governo nepalês para ajudar a criar unidades distritais de combate ao tráfico que disseminem informação sobre esse crime. Os integrantes da Shakti Samuha também ajudam as mulheres vulneráveis à exploração sexual em boates e fábricas.

Todos os anos, milhares de homens, mulheres e crianças são vítimas do tráfico de pessoas em seus países de origem e no exterior. Por meio de coação, engano ou força, eles são explorados para o trabalho, para exploração sexual ou mesmo para o tráfico de órgãos. Quase todos os países do mundo são afetados por esse crime contra a humanidade, seja como país de origem, de trânsito ou de destino para as vítimas.

O UNODC está trabalhando para ajudar os Estados na prevenção o tráfico humano, na proteção das vítimas e na perseguição aos criminosos, em conformidade com o Protocolo das Nações Unidas Relativo à Prevenção, Repressão e Punição do Tráfico de Pessoas, que, em março de 2010, conta com a adesão de 137 países.

O UNODC auxilia os países a desenvolver legislações nacionais e a estabelecer estratégias globais de combate ao tráfico, contribuindo com os recursos necessários para implementá-las. O UNODC oferece assistência especializada, incluindo o desenvolvimento de capacidades locais, além de conhecimento e ferramentas práticas para incentivar a cooperação internacional no âmbito de investigações e de processos. O UNODC realiza campanhas globais contra o tráfico de seres humanos, envolver o setor privado, a sociedade civil, a mídia e o público em geral, por meio da Iniciativa Global para Combater o Tráfico Humano (UN.GIFT) e da campanha Coração Azul.

Todas as notícias