Mais de três toneladas de drogas são queimadas no Laos

Foto: UNODC Laos2 de julho de 2010 - Mais de três toneladas de drogas apreendidas pelas autoridades do Laos foram queimadas na semana passada nas proximidades da Assembléia Nacional de Laos, em comemoração ao 23º aniversário do Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas. Na cerimônia de queima, foram destruídos mais de nove quilos de heroína, 985 mil comprimidos de metanfetamina, 2,8 toneladas de maconha e 176 quilos de ópio.

O Laos vem obtendo um sucesso sem precedentes na redução da produção de ópio, reduzindo os índices de dependência a níveis insignificantes em menos de dez anos (de 1998 a 2007), período no qual os cultivos foram reduzidos em 94,5% e a prevalência de consumo caiu 81%. Entretanto, os estimulantes de tipo anfetamínico (ATS, na sigla em inglês) chegaram com força no Sudeste Asiático, em meados dos anos 90, e estão se tornando um sério desafio para o país.

Por conta de importantes melhorias na infraestrutura de transporte do país, o Laos se tornou também uma rota de trânsito para organizações criminosas transnacionais, que lucram ao utilizar a localização central do país para transportar as drogas para diversos mercados vastos. Como efeito colateral do tráfico de drogas sintéticas pelo país, criou-se um problema de abuso de drogas que afeta a juventude nos centros urbanos do país e ao longo das rotas de tráfico.

"O Laos está localizado no centro da sub-região do Grande Mekong e faz fronteira com cinco países. O país está situado entre os países produtores de drogas e os mercados consumidores mais lucrativos", disse Soubanh Srithirath, ministro de Gabinete do Presidente do país e presidente da Comissão para o Controle de Drogas no Laos. "Nosso governo prevê um perigoso impacto de longo prazo das drogas em relação à segurança, à estabilidade e ao desenvolvimento sócio-econômico do país", acrescentou.

Em um país onde 51% da população têm menos de 21 anos de idade, o problema das ATS foi identificado como uma questão prioritária de controle de drogas, afetando a saúde das pessoas e o tecido social do Laos, assim como a segurança nacional e a soberania do país. Em seu discurso, o primeiro-ministro do Laos, Bouasone Bouphavanh disse: "O Governo irá avançar de forma concreta com as atuais políticas e medidas de desenvolvimento rural integrado, em conjunto com o Plano Nacional de Controle de Drogas, visando a uma melhoria gradual das condições de vida das pessoas nas áreas mais remotas".

Durante a cerimônia, o representante do Escritório das Nações Unidas sobre drogas e Crime (UNODC) para o Laos, Leik Boonwaat, disse: "o Governo do Laos e o seu povo têm feito progressos significativos para enfrentar os desafios colocados pela drogas ilícitas. No entanto, acontecimentos recentes têm mostrado que é importante estar sempre atentos. O apoio ao Plano Nacional de Controle de Drogas se torna ainda mais crucial para atingir as metas nacionais de desenvolvimento".

Mais informações

Escritório do UNODC no Laos (em inglês)

Todas as notícias