Conferência AIDS 2010 será aberta em Viena

16 de julho de 2010 - Mais de 20 mil pessoas que trabalham com HIV e aids, incluindo políticos, legisladores, pesquisadores e pessoas vivendo com HIV, de 190 países, estarão reunidos em Viena, na Áustria, para a XVIII Conferência Internacional sobre Aids, que acontece entre os dias 18 e 23 de julho. Este ano, o tema da conferência é "Direitos Aqui, Direitos Agora", enfatizando importância dos direitos humanos como ponto central da resposta ao HIV.

Entre os participantes da Conferência, estão confirmados personalidades como Annie Lennox, Bill Clinton e Bill Gates, além do presidente da Áustria, Heinz Fischer, e da princesa da Noruega, Mette-Marit.

Ao realizar a conferência em Viena, os organizadores destacam a situação da Europa Oriental e da Ásia Central, regiões que passam por um rápido crescimento da epidemia, em grande parte por causa do uso inseguro de drogas injetáveis. Estima-se que 1,5 milhão de pessoas vivem com o HIV nessas regiões. O compartilhamento de agulhas e seringas gera três vezes mais risco de transmissão do que as relações sexuais.

Durante a conferência, os participantes irão analisar o progresso, em todo o mundo, em relação ao prazo de 2010 como o ano definido pelos líderes mundiais para alcançar o acesso universal aos serviços de prevenção e tratamento de HIV e aids como um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

As Nações Unidas, por meio do Programa das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS) e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), estão apoiando a Conferência AIDS 2010. O UNODC é a agência líder no UNAIDS para a prevenção, tratamento, atenção e apoio em relação ao HIV para usuários de drogas injetáveis e em ambientes prisionais. O escritório atua em 55 países definidos como prioritários em diversas regiões do mundo: África, Europa Oriental, Ásia Central e do Sul, Sudeste Asiático, América Latina e Caribe, ajudando os países a oferecer a usuários de drogas, pessoas privadas de liberdade e pessoas vulneráveis ao tráfico de seres humanos, serviços abrangentes e com base em evidências, relacionados ao HIV.

"Podemos e devemos reverter a epidemia de HIV, primeiramente, por meio da prevenção da disseminação do uso de drogas e, em segundo lugar, oferecendo tratamento para dependentes. Com uma abordagem abrangente, as ações em relação ao HIV incluem o fornecimento de material limpo de injeção, terapia por substituição de opiáceos e medicamentos antirretrovirais", disse o Diretor Executivo do UNODC, Antonio Maria Costa.

Na Conferência, o UNODC irá lançar o documento de discussão intitulado "Da coerção para a coesão: tratamento de drogas por meio da saúde, não da punição". O documento será lançado em conjunto com o relançamento do relatório 2010 do Open Society Institute (OSI), "Detenção como tratamento: a detenção de usuários de metanfetamina no Camboja, no Laos e na Tailândia", que destaca as questões que envolvem centros de detenção e tratamento obrigatório para usuários de drogas.

O UNODC também lançará o "Manual para avaliação da situação das necessidades sobre HIV em prisões", para apoiar e orientar os governos na realização de avaliações de situação e de necessidades para concepção e implementação de programas de intervenção eficazes contra o HIV.

Como parte da conferência, uma Vila Global será aberta ao público em geral e aos delegados da conferência, na qual grupos de todo o mundo poderão se encontrar, compartilhar experiências e aprender uns com os outros.

Atividades dos UNODC na Conferência Aids 2010

Dia 19 - 12h30 a 14h30
Uma experiência de ações integradas na resposta ao HIV e à aids no sistema penitenciário brasileiro

Dia 19 - 18h a 20h
HIV nas prisões: redes de parcerias

Dia 21 - 13h a 14h
Conhecendo a epidemia: avaliação da situação das necessidades sobre HIV em prisões

Dia 21 - 16h a 17h
Centros de detenção para usuários de drogas

Dia 21 - 18h30 a 20h
Riscos do HIV e os centros compulsórios para usuários de drogas

Informações adicionais

AIDS 2010

Fatos sobre o uso de drogas e a propagação do HIV

Agências da ONU participantes na Conferência

Todas as notícias