UNODC participa de missão sobre prevenção e assistência ao HIV/aids e co-infecções em presídios no Alto Solimões

20 de setembro de 2010 - Identificar novas lideranças e articular a criação de redes sociais capazes de trabalhar no fortalecimento da cobertura dos serviços de saúde no sistema penitenciário, com enfoque na prevenção e na assistência ao HIV, à Aids e co-infecções. Nos próximos dias 21 a 25 de setembro, uma missão conjunta do Plano Integrado do Grupo de Trabalho UNAIDS para o estado do Amazonas (Amazonaids) faz uma visita aos municípios de Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tabatinga e Letícia, na Colômbia. A missão tem como objetivo apresentar a gestores federais da Saúde e do Judiciário, além de especialistas de agências das Nações Unidas, o trabalho que tem sido feito nos presídios locais em relação à promoção da saúde e prevenção das DSTs, HIV, aids e co-infecções (tuberculose e hepatites) no âmbito do Amazonaids, além de levantar demandas nas áreas de prevenção e assistência no sistema penitenciário desses municípios.

Segundo o coordenador do Unaids no Brasil, Pedro Chequer, a missão vai ampliar a capacidade do Amazonaids. "Esta missão é importante porque amplia a capacidade de ação do Plano Integrado ao abordar as drogas não só do ponto de vista de redução de danos, mas de tratamento no uso de substâncias lícitas e não lícitas. Além disso, a missão envolve também o departamento de saúde mental e coloca no centro o tema da saúde nos presídios, não apenas no que diz respeito à prevenção e ao tratamento do HIV/aids, mas também da tuberculose e outras co-infecções", explicou.

Durante os cinco dias de missão, o grupo também vai visitar o sistema prisional na cidade de Letícia, na Colômbia. "Esta é a primeira vez que estamos visitando a Colômbia e isso cria a perspectiva de um plano mais integrado de atenção à saúde da população carcerária do país", adiantou Pedro Chequer.

A delegação é formada por representantes do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS), a Organização Pan-americana de Saúde (OPAS/OMS), da Área Técnica de Saúde no Sistema Penitenciário, do Departamento de DST Aids e Hepatites Virais e do Programa Nacional de Controle da Tuberculose, do Ministério da Saúde. Também integram a delegação o Departamento de Direitos Humanos e Sistema Prisional da Secretaria Estadual de Justiça, a Secretaria Estadual de Planejamento, a Secretaria Estadual de Saúde, a Funasa e a Fundação Alfredo da Matta.

Atualmente, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado do Amazonas desenvolve ações voltadas à saúde no sistema penitenciário no âmbito do Amazonaids, tais como: capacitações regionalizadas sobre prevenção à tuberculose, HIV e Sífilis para equipes de atenção básica que atuam no sistema prisional; produção de material de informação, educação e comunicação voltado para profissionais de saúde e a população carcerária; implementação de testes rápidos no Centro de Diagnóstico em tuberculose; cursos de qualificação para profissionais que atuam no sistema prisional do Alto Solimões; e oficinas de educação sobre tuberculose e HIV para a população penitenciária.

Todas as notícias