Dia das Nações Unidas
Mensagem do Secretário-Geral da ONU

24 de outubro de 2010 - No Dia das Nações Unidas, quero expressar meu agradecimento aos milhões de pessoas que, em todo mundo, acreditam profundamente em nosso trabalho pela paz, o desenvolvimento e os direitos humanos, que apoiam nossos ideais e que nos ajudam a atingir nossos objetivos. A todos vocês, amigos e concidadãos do mundo, muito obrigado.

Faz hoje sessenta e cinco anos que a Carta fundadora das Nações Unidas entrou em vigor. Todos os anos, no Dia das Nações Unidas, reafirmamos nosso compromisso mundial e os valores universais de tolerância, de respeito mútuo e de dignidade humana. Reconhecemos os progressos que já alcançamos juntos: as melhorias na área da alfabetização e da esperança de vida, a disseminação do conhecimento e das tecnologias, os avanços no campo da democracia e do Estado de Direito.

Mas o Dia das Nações Unidas é, acima de tudo, um dia que nos incita a redobrar os esforços para proteger as populações envolvidas em conflitos armados, para lutar contra as mudanças climáticas e para evitar uma catástrofe nuclear; para redobrar os esforços para assegurar mais oportunidades às mulheres, para combater a injustiça e a impunidade e para implementar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

A Cúpula sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, que aconteceu nas Nações Unidas, no mês passado, gerou não só dinamismo político, mas também compromissos financeiros particularmente significativos neste período de dificuldades econômicas. Estou determinado a prosseguir com o trabalho para atingir as metas fixadas para 2015.

Apesar dos nossos problemas, apesar da polarização e da desconfiança, o mundo interligado em que vivemos criou inúmeras novas possibilidades de progresso comum. Comprometamo-nos, todos juntos, a redobrar os esforços para realizar os grandes ideais definidos na Carta das Nações Unidas. ( assista ao vídeo da mensagem)

Todas as notícias