Profissionais da saúde do Amazonas participam do II Treinamento Nacional do Treatnet

1º de dezembro de 2010 - Profissionais da rede de atendimento às pessoas vivendo com problemas relacionados ao consumo de substâncias psicoativas no estado do Amazonas se reúnem até sexta-feira, em Tabatinga, durante o II Treinamento Nacional do Treatnet no Brasil. O encontro faz parte do Projeto Treatnet Fase II que busca formar uma rede profissionais trabalhando para a ampliação do acesso do usuário de drogas a serviços adequados de aconselhamento, de atenção e de tratamento.

O projeto de cooperação internacional tem aplicação regional e trabalha na lógica de uma Rede de Pessoas. A idéia é promover ações de treinamento em cascata, ou seja, capacitar profissionais capazes de treinar outros profissionais, englobando toda a rede serviços de atenção e tratamento a pessoas com problemas relacionados ao consumo de álcool e outras drogas.

Entre seus objetivos estão o de melhorar a capacidade dos sistemas locais de saúde para gerenciar eficientemente o tratamento dos efeitos causados pelo uso de drogas; aumentar a cobertura das intervenções para o tratamento de dependência de drogas e as intervenções preventivas contra o HIV. O projeto também busca aumentar a oferta de serviços; incorporar o tratamento ao Sistema Único de Saúde; criar mecanismos de capacitação contínua; definir e aplicar um padrão nacional de qualidade; e ampliar os serviços de tratamento para os usuários de drogas.

O pacote de treinamento do projeto foi desenvolvido entre 2005 e 2007, com a participação de 20 Centros de Tratamento de todo o mundo, de Coordenadores Regionais do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) e da Universidade da Califórnia (UCLA). O material utiliza tecnologias cientificamente comprovadas e validadas internacionalmente e está organizado em três volumes, ministrados em workshops.

Essa atividade é realizada no âmbito do Plano Integrado das Nações Unidas para o estado do Amazonas, o AMAZONAIDS. Em vigor desde 2008, o plano é uma iniciativa do UNAIDS (Programa Conjunto das Nações Unidas Sobre HIV/Aids), em parceria com agências da ONU (ACNUR; OPAS/OMS; PNUD; UNESCO; UNFPA; UNICEF; UNIFEM; UNODC), a Embaixada dos Países Baixos, o Fórum de ONG/Aids do estado do AM, governos federal, estadual e dos municípios de Atalaia do Norte, Benjamin Constant e Tabatinga.

O AMAZONAIDS busca fortalecer as capacidades locais para melhorar a resposta à epidemia da Aids, bem como harmonizar as intervenções das agências da ONU e de outros parceiros para otimizar o uso dos recursos técnicos e financeiros, alinhando as atividades com as prioridades dos governos locais. O Plano também é um instrumento para mobilizar novos recursos destinados a apoiar respostas locais à Aids nos estados.

O UNODC é uma das agências co-patrocinadoras do UNAIDS e no Brasil é membro do Grupo Temático sobre HIV/Aids.

Todas as notícias