No Brasil, Senad lança Centros Regionais de Referência em crack e outras drogas

18 de fevereiro de 2011 - O governo federal deu início, na quinta-feira 17, à implantação dos Centros Regionais de Referência (CRR) em Crack e Outras Drogas, durante seminário realizado no Palácio do Planalto, que reuniu a presidente da República, Dilma Rousseff, os ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, da Saúde, Alexandre Padilha, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, e da Educação, Fernando Haddad e reitores e professores das 49 universidades federais e estaduais que se tornarão Centros Regionais de Referência (CRR) em Crack e Outras Drogas.

Segundo Dilma Rousseff,  o governo federal fará um combate sistemático contra o crack, numa luta "sem quartel" contra a droga. "Eu tenho um compromisso com o povo do meu país, de levar uma luta sem quartel contra o crack, principalmente porque, devido a características da nossa juventude, nós sabemos que essa é uma droga que tem uma capacidade de propagação muito elevada", disse Rousseff.

O encontro teve como objetivo discutir o conteúdo dos quatro cursos que serão oferecidos nestas instituições, apresentar o processo de avaliação ao qual as instituições de ensino superior (IES) serão submetidas, além de estreitar o contato entre os parceiros.

Os Centros Regionais de Referência farão a capacitação de 14.700 profissionais até o fim do ano. Os cursos serão baseados em protocolo de manejo e atendimento definido pela Organização Mundial de Saúde. Os profissionais serão encaminhados diretamente pelos gestores municipais de saúde e passarão por cursos de aperfeiçoamento com capacitação específica sobre o manejo da situação do usuário e dependente de drogas. O início das aulas está previsto para março.

Os Centros são uma iniciativa prevista no Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas, lançado em 2010. A finalidade deles é a formação permanente e a qualificação da intervenção de profissionais que atuam nas redes de atenção integral à saúde e de assistência social, que trabalham tanto com usuários de crack e outras drogas, quanto com as famílias dessas pessoas.

O repasse federal é de até R$ 300 mil por projeto, que deverá ser aplicado na formação de 300 profissionais. Ao final de 12 meses, serão capacitados 14,7 mil profissionais, em 884 municípios de 19 estados. Os recursos são do Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas e integram o orçamento do Fundo Nacional Antidrogas (Funad) da Senad.


Cursos que serão oferecidos:

  • Aperfeiçoamento em Crack e outras Drogas para Médicos atuantes no Programa de Saúde da Família (PSF) e no Núcleo de Assistência à Saúde da Família (NASF);
  • Atualização em Atenção Integral aos Usuários de Crack e outras Drogas para Profissionais atuantes nos Hospitais Gerais;
  • Atualização sobre Intervenção Breve e Aconselhamento Motivacional em Crack e outras Drogas para Agentes Comunitários de Saúde e Redutores de Danos, Agentes Sociais profissionais que atuam nos Consultórios de Rua;
  • Atualização em Gerenciamento de Casos e Reinserção Social de Usuários de Crack e outras Drogas para Profissionais das Redes SUS e SUAS.

 

Fonte: Ascom - Ministério da Justiça

Todas as notícias