Bolívia, Brasil e UNODC fortalecem cooperação para combater o tráfico de drogas e o crime organizado

06 de abril de 2011 - O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) da Bolívia vai receber US$ 100.000 para a implementação de políticas públicas para combater o tráfico de drogas e crime organizado. O anúncio foi feito pelo ministro da Justiça do Brasil, José Eduardo Cardozo em visita oficial à Bolívia durante a VII Comissão Mista Brasil-Bolívia sobre Drogas e Temas Conexos em La Paz, realizada em 30 de março.

Os governos da Bolívia e do Brasil também aproveitaram para renovar o acordo bilateral de cooperação policial até 2013; aprovaram as decisões da 7ª reunião do Fórum Técnico da Comissão Conjunta sobre drogas e temas relacionados e assinaram um memorando de entendimento para o intercâmbio de informações sobre a implementação de um observatório de lavagem de dinheiro.

Durante o encontro, o ministro brasileiro também falou do estabelecimento de um Centro de Treinamento Policial com a cooperação do UNODC e da intenção dos dois países de convidar o Peru para fazer parte da iniciativa conjunta de combate às drogas.

A delegação brasileira deve voltar à Bolívia no final deste mês para discutir outros projetos de cooperação, entre eles, a reativação do Comitê de Fronteira Corumbá-Puerto Suarez, com vistas a fortalecer a integração dos dois países, principalmente, no que se refere ao combate à criminalidade.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), o cultivo de coca na Bolívia chega a ocupar 30.900 hectares, sendo apenas 12 mil consideradas legais (produção para rituais religiosos andinos). O país é considerado o terceiro maior produtor mundial de cocaína, depois do Peru e Colômbia. Brasil e Bolívia compartilham uma fronteira de 3.100 km.

Todas as notícias