Do monitoramento da coca à agricultura sustentável

23 maio de 2011 - Uma parte importante dos esforços de qualquer país na erradicação do plantio de drogas é a promoção do desenvolvimento alternativo - um processo que incentiva os agricultores a utilizar melhor as suas terras para fins de atividades legais, oferecendo-lhes as competências necessárias para afastar-se de práticas ilícitas.

Na Bolívia, o UNODC tem trabalhado estreitamente com as autoridades para auxiliar neste processo e otimizar o uso da terra, promovendo o cultivo de culturas lícitas em substituição aos arbustos de coca. Além de recorrer a uma alternativa jurídica viável e reduzir o fluxo de drogas para fora do país, o projeto busca garantir um fornecimento mais sustentável de alimentos.

Dentro da ideia de desenvolvimento alternativo, um aspecto que tem se mostrado de grande valor é o da gestão e planejamento do uso da terra. Todos os anos o UNODC realiza um trabalho de monitoramento das lavouras para produzir relatórios sobre o cultivo de coca. Os dados para este processo são recolhidos através de imagens de satélite e filmagens, o último dos quais gerou cerca de 10.000 fotos desde 2002 e abrangeu cerca de 10.000 quilômetros quadrados em 2010.

Além de destacar a extensão da produção potencial de cocaína, as imagens também têm se mostrado valiosas na determinação dos usos da terra. Em 19 de Abril, o UNODC produziu uma série de documentos chamados "Planos de Gestão Territorial", que foram desenvolvidos para nove municípios na região de La Paz de Los Yungas - uma atividade que foi possível graças a uma contribuição especial da União Europeia com o UNODC. Estes planos têm por objetivo ajudar os agricultores a entender melhor como eles poderiam melhorar a produtividade das áreas por meio do planejamento da terra e  da gestão dos recursos hídricos, bem como apoiar as autoridades a agilizar suas estratégias agrícolas. As imagens também dão às autoridades uma indicação mais clara do que está sendo cultivado para fins de planejamento de segurança alimentar.

Reconhecendo a importância deste trabalho e o potencial para futuros esforços da Bolívia no âmbito do desenvolvimento sustentável, o oficial antidrogas do país, Felipe Cáceres, elogiou os dados que foram produzidos, chamando-os de "ferramentas extremamente importantes para o desenvolvimento". Cáceres também comentou sobre o compromisso do UNODC em trabalhar com meios de subsistência alternativos nas regiões produtoras de coca e sua parceria com o governo boliviano para continuar a lidar a nível multilateral em todos os aspectos da luta contra a droga.

Falando durante a entrega dos dados, o representante do UNODC na Bolívia, Cesar Guedes, destacou a participação dos agricultores nos estudos, observando que as suas contribuições ajudaram a evidenciar os problemas enfrentados diariamente: "A coleta de dados que vem sendo desenvolvida tem ido além do monitoramento de culturas de coca. Ao produzir um trabalho mais profundo em torno deste assunto e ao falar à população local sobre os Planos de Gestão Territorial tem-se o que é necessário para alcançar níveis adequados de desenvolvimento agrícola".

Os estudos foram entregues aos prefeitos dos nove municípios participantes (Coroico, Coripata, Chulumani, Irupana, Yanacachi, La Asunta, Palos Blancos, Cajuata e Caranavi) por Antoine Saintrant, chefe da Delegação da União Européia para a Cooperação na Bolívia. Ao receber os estudos, os prefeitos manifestaram a sua gratidão para com a União Europeia e o UNODC com relação ao que é considerado um exemplo de cooperação.

Informação Relacionada:

Desenvolvimento Sustentável

UNODC Bolívia

Todas as notícias