UNODC leva oficina sobre redução de danos ao V Encontro Nacional de Jovens Vivendo com HIV/aids

01 de junho de 2011 - É proibido julgar! Com base nesta primeira regra, 25 jovens vivendo com HIV/aids debateram a temática da redução de danos, durante o V Encontro Nacional de Jovens Vivendo com HIV/aids, realizado em Manaus, no estado do Amazonas, nos dias 26, 27, 28 e 29 de maio.

Fantasiados desde o começo da atividade, os participantes não podiam fazer julgamentos com base na fantasia que vestiam. A partir dessa premissa, facilitador e participantes debateram a atual situação do crack no Distrito Federal e sobre como o preconceito e associação à pobreza e à violência do usuário de drogas tem impedido o acesso adequado a serviços de saúde e, em especial, ao tratamento específico do uso problemático de drogas.

Lúdica e divertida, a oficina também abordou a temática da redução de danos com base na promoção do respeito e da dignidade do usuário de drogas. "Discutimos, por exemplo, como esta prática tem permitido que pessoas que não querem, ou que não conseguem parar de usar drogas possam reduzir danos sociais e à saúde, associados ao uso dessas substâncias", explicou o Assistente de Projeto da Área de Saúde e Desenvolvimento do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) para o Brasil e o Cone Sul, Mario Gloria, responsável pela oficina.

A prevenção ao uso de drogas e o tratamento do usuário problemático também foram abordados. "Um dos pilares utilizados na oficina sustenta que estratégias de prevenção e tratamento devem estar focadas no indivíduo e na integração social do usuário de drogas", disse Gloria.

A oficina também promoveu a adoção de posturas mais positivas nas ações de prevenção e tratamento. "Aterrorizar as pessoas, associar o usuário à violência e a situação de rua apenas impede que mais pessoas tenham acesso à saúde", acrescentou Gloria.

Foram apresentadas ainda iniciativas como a Global Youth Network e o manual "From Coersion to Cohesion" como alternativas positivas para o trabalho com a problemática do uso de drogas entre jovens.

Para encerrar a atividade, os participantes intercambiaram sobre o poema "A flor e a Náusea", do poeta Carlos Drummond de Andrade, no qual o autor apresenta um olhar livre de julgamentos e preconceitos a respeito da redução de danos e promove o respeito à dignidade de populações mais vulneráveis.

Lançamento da campanha "Somos Iguais" em Manaus, AM

Ainda durante o V Encontro Nacional da Rede de Jovens Vivendo com HIV/aids o UNODC participou do lançamento da campanha "Somos Iguais", no Shopping Manauara em Manaus, AM. A campanha mostra jovens vivendo com HIV/aids ao lado de celebridades brasileiras. Ela tem como objetivo visibilizar a juventude soropositiva e afirmar que estes jovens possuem uma vida normal assim como qualquer outro jovem brasileiro desde que não exista o preconceito.

Todas as notícias