América Latina e Caribe discutem tráfico de drogas durante a XXI HONLEA

07 de outubro de 2011 - Mais de 140 delegados de 30 países e cinco agências da ONU reuniram-se na Vigésima Primeira Reunião de Chefes de Organismos Encarregados de Combater o Tráfico Ilícito de Drogas na América Latina e Caribe (HONLEA por sua sigla em inglês), que terminou nesta sexta-feira 07 de outubro, na sede da CEPAL em Santiago, Chile.

A abertura da reunião, realizada na segunda-feira 03, contou com a presença da Secretária-Executiva da Comissão Econômica para América Latina e Caribe, Alicia Barcena, do representante regional do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Bo Mathiasen, e do ministro de Segurança Interior e da Administração Pública do Chile, Rodrigo Hinzpeter.

"As drogas e o crime são questões particularmente importantes para a América Latina e o Caribe, porque eles estão afetando o seu desenvolvimento", disse Bárcena no início da reunião.

Representando o Diretor Executivo do UNODC, Bo Mathiasen falou da dinâmica do crime organizado. "Nos últimos 10 anos a dinâmica do crime organizado não se concentra apenas em uma atividade ilegal, mas envolve vários crimes, como tráfico de drogas, tráfico de armas, corrupção, lavagem de dinheiro, tráfico de pessoas e o contrabando de migrantes", disse Mathiasen.

Entre os principais temas discutidos durante a reunião estão a importância de fazer parcerias com a indústria química para reforçar a luta contra o tráfico ilícito de drogas e o estabelecimento de controles mais eficazes nas regiões de fronteira.

Por sua parte, o ministro Hinzpeter disse que "os países têm o dever moral de agir em conjunto" nesta área, destacando que uma das prioridades do governo chileno é implementar o Plano de Fronteira Norte para impedir a entrada de substâncias ilegais nos postos fronteiriços norte do país.

Outra questão discutida durante a reunião foi a proposta do Chile para implementar um sistema internacional de intercâmbio de informações sobre análise química de drogas ilícitas apreendidas, a fim de identificar os precursores químicos que contêm e promover um controle eficaz e orientado.

Fonte: CEPAL

Todas as notícias