Nações Unidas apresentam Programa Conjunto "Segurança com Cidadania" em Seminário Internacional

24 de novembro de 2011 - No Brasil, como em outros países do mundo, uma das principais preocupações da segurança pública é o elevado índice de homicídios entre jovens. No Brasil, por exemplo, enquanto na população adulta, acima de 24 anos de idade, o índice de homicídios no país chega a 1,8%, entre os jovens os homicídios são responsáveis por 39,7% das mortes. Essas são as médias nacionais. Em estados como Alagoas, Bahia, Pernambuco, Espírito Santo e Distrito Federal, mais da metade das mortes de jovens é provocada por homicídio.

Diante desse cenário de violência, especialistas em segurança pública do mundo inteiro concordam em que uma das medidas essenciais para mudar essas realidade é a prevenção ao crime.

O tema ganhou destaque no Seminário Internacional Segurança e Governança Democrática, realizado nos dias 24 e 25 de novembro, no Auditório do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília. Nesta sexta-feira, seis agências das Nações Unidas apresentam o Programa Conjunto  "Segurança com Cidadania: prevenindo a violência e fortalecendo a cidadania, com foco em crianças, adolescentes e jovens em situação vulnerável em comunidades brasileiras".

Entre as atividades de prevenção à violência entre jovens previstas no Programa Conjunto, está a implementação do Mérito Juvenil, um programa internacional, lançado em 1956, presente em 132 países, do qual 7 milhões de jovens do mundo inteiro já participaram.

No âmbito do Programa Conjunto das Nações Unidas, o Mérito Juvenil, financiado pelo UNODC, começou a ser implementado nos dias 16 e 17 de novembro. Para marcar o início das atividades, representantes do UNODC e do Mérito Juvenil visitaram Contagem, Lauro de Freitas e Vitória e formalizaram a parceria com as organizações não-governamentais que vão implementar o Mérito junto aos jovens. A visita também marcou o início do processo de escolha de líderes locais, que deve ser feita pela própria comunidade. A expectativa é que mais de 2 mil jovens sejam envolvidos nas três cidades.

O Mérito Juvenil será implementado pela Fundação AVSI em Contagem, pela Associação de Desenvolvimento Sócio Educativo e Cultural da Bahia - ADESC em Lauro de Freitas, na Bahia, e pelo Centro Brasileiro de Desenvolvimento - CEBRADES, em Vitória, no Espírito Santo.

Parceiro do UNODC desde 2009, o Mérito Juvenil do  International Award é um programa de autodesenvolvimento, que busca reduzir a violência que afeta jovens entre 14 a 25 anos, por meio do cumprimento voluntário de regras, da auto-regulação do comportamento e da promoção de mecanismos de controle social.

A principal inovação do método do Mérito Juvenil é que não há uma regra única para participar. O desafio é definido por cada participante, que estabelece suas próprias metas e acompanha o seu progresso. Em cada situação, o participante compete consigo mesmo e desafia seus próprios limites.

Ao longo do programa, os jovens tem a oportunidade de participar de diversas atividades dentro dos quatro principais eixos do Mérito Juvenil - (i) serviço de voluntariado (ii) empreender uma jornada de aventuras (iii) a descoberta e desenvolvimento de competências pessoais e (iv) promover esporte e atividade física.

O Programa  Segurança com Cidadania é uma iniciativa com financiamento do Fundo para o Alcance dos Objetivos do Milênio, composto por seis agencias do Sistema das Nações Unidas: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD, o Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime - UNODC, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura - UNESCO, a Organização Internacional do Trabalho - OIT, o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos - UN-HABITAT e o Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF. O programa é desenvolvido em parceria com o Governo Federal, por meio do Ministério da Justiça.

Todas as notícias