Argentina e Brasil promovem ação no Dia Mundial de Combate à AIDS

05 de dezembro de 2011 - O estigma ainda representa um grande desafio às respostas dos países à epidemia do HIV. Populações mais vulneráveis, como usuários de drogas injetáveis ​​e os trabalhadores do sexo e seus clientes ainda encontram barreiras ao acessar os serviços em função do preconceito.

A epidemia de HIV na América Latina mudou muito pouco nos últimos anos. O número total de pessoas vivendo com HIV aumentou para  estimados 1,4 milhões em 2009, de 1,1 milhões em 2001, devido, em grande parte, à disponibilidade de terapia antirretroviral. Estima-se que em 2009 houve 92 mil novas infecções pelo HIV na região.

Veja seguir algumas ações realizadas na Argentina e no Brasil no Dia Mundial de Combate à AIDS.

Argentina:
Na Argentina, foi aberto o primeiro Centro de Testagem gratuita para usuários de drogas na província de Buenos Aires.

O centro foi inaugurado pela Rede Bonarense de Pessoas Vivendo com HIV / AIDS, para cuidar das pessoas em situações vulneráveis, como usuários de drogas. "Ao longo de mais de 10 anos trabalhando em hospitais na província de Buenos Aires descobrimos que as pessoas que vêm em um estágio crítico da doença ou prestes a morrer, são em sua maioria usuários de drogas e não existe nenhuma política pública destinada especificamente para a este grupo. Por isso decidimos, a partir da nossa organização, criar este centro de testes, que é único na província de Buenos Aires", disse Marcela Alsina Buenos Aires Rede de PVHS.

O Centro de Testagem vai atender gratuitamente das 10h às 17h. O centro também vai oferecer assistência integral por meio da criação de uma equipe interdisciplinar formada por especialistas nas áreas de psicologia, clínica médica e enfermagem, além de 25 operadoras de saúde, integrantes da Rede Bonarense que realizarão aconselhamento pré e pós testagem. O trabalho será realizado em coordenação com o Hospital Posadas, que analisará as amostras de sangue.

A Rede Bonarense de Pessoas Vivendo com HIV é uma organização não governamental, sem fins lucrativos fundada em 10 de dezembro de 2000, cujo objetivo geral é proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas vivendo com HIV, seus familiares e o ambiente social, estimulando o empoderamento e o envolvimento efetivo em processos de tomada de decisão.

Além disso, realiza ações para a conscientização e a prevenção de novas infecções por HIV.

Rede Bonaerense de Pessoas vivendo com HIV

Brasil:

No Brasil, a campanha nacional para este ano está focada principalmente na luta contra o estigma que afeta os homens gays. O foco é sobre jovens gays com idade entre 15 a 24 anos para a classe C, D e E. A ação busca discutir questões relacionadas à vulnerabilidade ao HIV / AIDS, nos termos do estigma e do preconceito. A idéia é estimular a reflexão sobre a falsa impressão de que a Aids afeta somente o outro, distante da percepção de que somos todos vulneráveis.

Acesse o site oficial da Campanha

Veja o vídeo da Campanha no Brasil

Todas as notícias