Paraguai e UNODC apresentam estratégias para fortalecer a luta contra a corrupção e o tráfico de drogas

16 de fevereiro de 2012 - A ministra da Corte Suprema do Paraguai, Alicia Pucheta de Correa e representantes das Nações Unidas, do Ministério das Relações Exteriores e da Senad reuniram-se para definir o escopo de um programa comum, por meio do qual se visa combater o crime organizado, o contrabando, a corrupção e o tráfico de drogas.

Esta foi a primeira reunião sobre o "Programa Nacional Integrado 2011-2014 para o Fortalecimento do Estado de Direito, Segurança, e Justiça no Paraguai", desde que o documento foi assinado no final de 2011. O encontro, realizado na sede da Corte Suprema contou com a presença da Ministra, Alicia Pucheta de Correa e de representantes da Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD) e do Ministério das Relações Exteriores.

Segundo Bo Mathiasen, representante regional do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), o programa prevê o desenvolvimento de estratégias que fortaleçam o trabalho e a coordenação entre o Judiciário e outras instituições do país na luta contra crimes como o tráfico de drogas, o crime organizado e a corrupção, entre outros.

"Nós vamos analisar questões bastante controversas, como a corrupção, o tráfico de drogas e a lavagem de dinheiro e ver como podemos fortalecer as instituições, por meio do Programa Nacional Integrado em cooperação com as Nações Unidas", disse Mathiasen.

A iniciativa é resultado de uma missão do UNODC realizada em maio de 2010, na qual o organismo propôs ao governo do Paraguai o desenvolvimento do Programa Nacional Integrado para o período 2011- 2014, para prestar aconselhamento e assistência técnica em áreas estratégicas como enfrentamento ao crime organizado e ao tráfico de ilícitos; Justiça e Anticorrupção; e Redução da demanda por drogas e tratamento.

Fonte: Tribunal Supremo da República do Paraguai

Fuente: Corte Suprema de Justiça da República do Paraguai

Todas as notícias